quinta-feira, 18 de março de 2010

CRIST E A CRISE GREGA


Aris Malandrakis es un periodista griego, vive en Atenas, hizo una nota muy particular sobre la crisis que vive su pais. Pidio a varios humoristas dispersos por el mundo una interpretacion del fenomeno. Llego a mis manos un ejemplar de la revista, observen que bonito queda mi presentacion en griego.

Para se habilitar ao ingresso na União Europeia, a Grécia fez acrobacias contábeis de todo tipo, com a colaboração de grandes bancos americanos. Agora, pilhada em impedimento, está amargando uma baita crise, juntamente com outros países, como Espanha e Portugal. 

Um jornalista grego, Aris Malandrakis (algum parentesco com o Mandrake?), colheu análises sobre a crise grega mundo afora, feitas por humoristas. A apresentação de Crist foi redigida em grego, e o cartunista gostou muito, sugerindo que a leiamos.

Chamem o Mandrake. Pra traduzir a apresentação do Crist - e ajudar a Grécia a sair dessa.  

2 comentários:

Netto de Deus disse...

Dodó, mas pode ser também traduzido para dar nome ao malandros daqui, principalmente, os filósofos, sociólogos, cientistas políticos... Taí uma coisa que eu gostaria de ver num desses cientistas: eles falarem alguma coisa que eu já não tenha escutado aqui na "boca maldita", na "rádio calçada" de Teresina ou na esquina do Pedro Mesquita em Campo Maior.
Té mais!

Dodó Macedo disse...

Caro amigo,
A 'expansão' econômica da Grécia foi manipulada, o mesmo ocorrendo relativamente a seu fracasso atual. Vários analistas iluminados o atribuíram ao excesso de gastos públicos (o famoso tamanho do Estado). Só que posteriormente foram desmoralizados pela revelação de manipulação de contas públicas, algo como a formação de quadrilha entre os agentes estatais e bancos americanos. Os 'espertos' não se emendam, prezado amigo.
Grande abraço.