terça-feira, 9 de março de 2010

CARTUNISTAS SOB FOGO


A polícia irlandesa prendeu nesta terça-feira (9) sete pessoas suspeitas de conspirar para um assassinato no exterior. De acordo com uma fonte da polícia do país, o alvo era o cartunista sueco Lars Vilks - que desenhou uma caricatura do profeta muçulmano Maomé com corpo de um cachorro em 2007 e fez com que a Al Qaeda oferecesse US$ 100 mil para quem o matasse. As informações são da emissora americana CNN.

Na época da caricatura polêmica de Maomé, Vilks afirmou que "deveria ser possível insultar todas as religiões de uma forma democrática".

Os cães são considerados impuros por muçulmanos conservadores, e qualquer representação do profeta é estritamente proibida.

"Essa é uma maneira de expressar as coisas. Se você não gosta, não olhe para ele. E se você olhar para ele, não leve muito a sério", disse em outra ocasião. Segundo Vilks, ele realmente queria provocar uma reação com o desenho na época.

No ano passado, o cartunista Kurt Westergaard escapou de atentado praticado por adeptos da milícia I-Shanab. Kurt foi responsável pela publicação de 12 cartuns acerca do Islã, em 2005, no jornal dinamarquês Jyllands Posten.

Limito-me a pensar sobre o quanto de malabarismo deveria ser feito para se chegar ao "insulto democrático" de todas as religiões...

Nenhum comentário: