sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SIM, MAS...

Fome Zero reduziu a desnutrição infantil em 73%, diz ONG.

"O grupo ativista ActionAid divulgou relatório nesta sexta-feira elogiando o Brasil e a China pelos esforços feitos para combater a fome nos países. O documento cita o programa Fome Zero, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reduziu a desnutrição infantil em 73% e a mortalidade infantil em 45% no Brasil. A China reduziu o número de pessoas que passam fome em 58 milhões ao longo de dez anos.

Contrastando com isso, outros 30 milhões se somaram às fileiras dos que passam fome na Índia desde meados dos anos 1990, apesar do aumento da renda per capita nesse país, e 47% das crianças com menos de 6 anos de idade estão abaixo do peso.

O documento aponta ainda que a maioria dos países ricos vem descumprindo suas promessas de aumentar a ajuda alimentar e agrícola dada aos países pobres.

Divulgado no Dia Mundial da Alimentação, o relatório também afirma que as promessas recentes do G8 de gastar US$ 20 bilhões nos próximos três anos para ajudar os países pobres a se alimentarem não estão sendo cumpridas e que não foi fixado nenhum cronograma claro para as ações.

O número de pessoas que passam fome no mundo ultrapassou 1 bilhão este ano - 105 milhões mais que em 2008 (...)" - Agência Reuters - 16.10.09.

O Fome Zero compreende vários Programas (Bolsa Família, Restaurantes Populares, Agricultura Familiar etc), e vem alcançando notáveis resultados, como os acima destacados pela ONG. A notícia é boa. Resta-nos aguardar os "mas..." que certamente virão de setores para lá de manjados.

Nenhum comentário: