quarta-feira, 7 de setembro de 2022

O 7 DE SETEMBRO SEGUNDO TRÊS BRASILEIROS

.
(Impressões colhidas no site Brasil 247).


O Brasil
 nunca foi verdadeiramente independente. Após a emancipação política em relação a Portugal, o Brasil se tornou dependente economicamente da Inglaterra. 

"A elite brasileira foi criada para ser uma elite subordinada à internacional, cobrando um pedágio na exploração. Ela não tem projeto autônomo e sempre se subordina à elite internacional".

"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva representa um projeto de soberania, enquanto Bolsonaro é um projeto de domínio predatório".

"O Brasil deve aproveitar a bipolaridade entre Estados Unidos e China para avançar, assim como fez Getúlio Vargas no passado. O erro do PT pós-Vargas foi não disputar a interpretação do Brasil, armando o povo com ideias. Não existe povo livre, quando condenado à imbecilidade".

(Jessé Souza, escritor e sociólogo, que está lançando o livro "A herança do golpe").

.... o ....

"Tragicamente, nenhum país é soberano, a não ser algumas ilhas do capitalismo. Nem a Europa é independente. O Brasil tem um processo histórico de falha no seu processo de independência. O teto para a independência sempre é o poder do capital". Não obstante, "a emancipação política de Portugal não pode ser desmerecida."

(Alysson Mascaro, professor e filósofo)

.... o ....

"O 7 de setembro é a data fundamental do Brasil. Os portugueses não queriam de maneira alguma que Portugal se separasse do Brasil. O Brasil já era um país a partir de 1808, com o estado português no Brasil, mas esse processo se completou em 1822. A independência do Brasil tem como causa fundamental a Revolução Francesa e as guerras napoleônicas, que arrasaram as monarquias europeias." 

"Além disso, quem comandou a independência, que foi Dom Pedro, tinha grande autoridade política. Dom Pedro deve ser tratado como herói brasileiro. Era admirador da revolução francesa, soldado e líder militar. Ele e a princesa Leopoldina tinham uma profunda união pela libertação do Brasil."

"Parte da intelectualidade brasileira decidiu revisar a história, menosprezando a importância do 7 de setembro. O Brasil não se tornou colônia da Inglaterra. Ele se tornou independente e passou a se relacionar com outros países. A dependência é fruto do imperialismo. O controle foi sendo adquirido a partir do crédito internacional. Como nação independente, o  Brasil conquistou um nível de desenvolvimento muito superior ao dos países atrasados". ...hoje o estado nacional brasileiro é controlado pelo imperialismo estadunidense. 

"O capital estrangeiro não quer que o Brasil se desenvolva. Eles estão investindo no desmantelamento do Brasil (...). Toda a política identitária serve a este propósito. E podemos esperar uma ofensiva muito grande sobre a Amazônia. A guerra híbrida continua e o objetivo é a Amazônia".

(Rui Costa Pimenta, analista político e presidente do Partido da Causa Operária).

Nenhum comentário: