segunda-feira, 5 de março de 2018

O BRASIL E OS DANOS DA SOBRETAXAÇÃO DO AÇO PELOS EUA


De repente, o sr. Trump resolve concretizar aquilo que vinha prometendo desde a campanha presidencial: fortalecer o mercado interno de seu país. America First. E começa pela sobretaxação do aço e do alumínio. Com isso, ao tempo em que vislumbra alcançar seu propósito eleitoral, tenta tirar o doce da boca de sua concorrente maior, a China, que não à toa é a principal credora dos EUA, de quem financia os sucessivos, astronômicos déficits anuais (a China, por uma questão de sobrevivência, não pode deixar que seu concorrente quebre). Mas, no cenário comercial mundial, guerra é guerra, e a China estaria preparando resposta à altura.

E o Brasil? O País figura entre os cinco a serem mais impactados negativamente, caso a ameaça de Trump se materialize. E os iluminados, perplexos, começam a procurar entender o porquê de seu irmão do norte, para quem as riquezas nacionais nunca estiveram tão ao alcance, proceder dessa forma. Ao que consta, as autoridades econômicas e diplomáticas estariam torcendo para receber uma boa notícia: a de que o Brasil será excluído da lista dos atingidos pela sobretaxação do aço/alumínio. Isso não deve acontecer.

Análise razoavelmente consistente do assunto pode ser lida AQUI - "Após decisão dos EUA de sobretaxar aço, indústria brasileira teme perder mercado", por Pedro Rafael Vilela. A matéria, aliás, mereceu do consultor André Araújo a seguinte manifestação:

"Enquanto isso, os neoliberais brasileiros repudiam completamente o conceito de CONTEÚDO NACIONAL na exploração do pré-sal. O polo de construção naval de Rio Grande perdeu 21 mil empregos porque todas as encomendas de 8 sondas para a Petrobras, inclusive algumas semi-prontas, foram CANCELADAS e as encomendas transferidas para a China, porque política protecionista é pecado desenvolvimentista, que os neoliberais detestam, além de que os estaleiros nacionais foram carimbados pela Lava Jato.
Agora por que não vão conservar com o Trump e convencê-lo de que proteger a indústria nacional é coisa de país ATRASADO, não é mesmo? O Estaleiro Atlântico Sul, que empregava 6 mil pessoas em Pernambuco, estado carente de empregos,  também fechou, em homenagem à Lava Jato. Para os neoliberais, o Brasil deve só exportar minério de ferro e soja, indústria é para os chineses, que penhoradamente agradecem (...)".

(NOTA 
Mas até para os EUA as medidas a serem brevemente anunciadas por Trump podem se revelar prejudiciais: Clique AQUI para ler "Será que todos os países serão prejudicados com a guerra comercial de Trump?").

Nenhum comentário: