domingo, 17 de dezembro de 2017

A LOIRA QUE SABIA DEMAIS

.
A avalanche de denúncias sobre assédio sexual no mundo do cinema está, como se dizia nos anos setenta, abalando estruturas, notadamente a hollywoodiana. As denúncias se sucedem, destroçando reputações de grandes atores, empresários e políticos (incluindo Donald Trump). 
Relativamente ao consagrado diretor inglês Alfred Hitchcock, morto em 1980, sabia-se que Tippi Hedren era uma de suas atrizes preferidas, preferência, que, segundo alguns, tinha um quê de obsessão, e que o diretor, lhe impunha severos sacrifícios ao longo das filmagens, a exemplo de incontáveis repetições de cenas em vista de detalhes os mais triviais e esquisitos. Mas nada de assédio. As recentes declarações da atriz devem, em vista disso, ser vistas com algum desconto, como, aliás, enfatiza o autor do post.


A loira que sabia demais

Por Jota A. Botelho

No filme "Os Pássaros" (The Birds, 1963) com o ataque de tantas aves como canários, bombos, gaivotas, corvos e outros, havia um gavião de nome Alfred, Alfred Hitchcock, é o que denuncia a atriz Tippi Hedren, protagonista do filme do mestre do suspense, que se sentiu ultrajada com o assédio sexual do diretor e resolveu também abrir o bico e partir para o ataque. Em consideração à reputação de ambos, mas sobretudo à de um dos maiores cineasta da história do cinema, vamos tentar apurar este caso espinhoso mais de perto, tão em voga nos dias atuais. 

Antecedentes: O encontro de Tippi Hedren e Alfred Hitchcock



Em trechos do documentário sobre Hitchcock, na versão em espanhol, temos algumas pistas reveladas de como se deu o encontro da atriz com o diretor. Além da apresentação do filme "Os Pássaros" (1963), vimos os testes de filmagens e a escolha e apresentação da ex-modelo e completa desconhecida Tippi Hedren para atuar como protagonista no filme em que o lugar seria de Grace Kelly, mas esta estava impedida porque havia se casado com o príncipe Rainier de Mônaco. Todos já devem saber ou leram em algum livro ou artigo, das paixões de Hitchcock pelas suas heroínas, que remontam desde Madeleine Carroll, do filme "Os 39 Degraus", de 1935, ainda da sua fase inglesa, mas principalmente por Ingrid Bergman e Grace Kelly. Comenta-se ainda da frequente presença das mulheres em seus trabalhos, sobretudo de sua esposa Alma Reville, sua grande colaboradora pela vida toda. Neste período, Hitchcock se livrou de David Selznick depois de sete anos de intromissões e exploração financeira, mas ocorreram fracassos como produtor ao criar sua própria Companhia, que foi a pique, a Transatlantic Pictures, embora, ao retornar para o sistema de estúdios como a Warner Bros. e a Paramount Pictures, fez grandes sucessos como Janela Indiscreta (1954), O Homem Que Sabia Demais (1956), Vertigo (1958) e Psicose (1960). Mas com a escolha de Tippi Hedren para o seu filme seguinte, de 1963, iniciou-se aí uma época bastante agitada com as nuvens que vão se acumulando, o que levaria sua vida afetiva a assumir um verdadeiro caos.



O executivo-chefe Lewis Wasserman da MCA, uma grande agência de talentos que se tornou a mais poderosa de Hollywood, e que acabou adquirido os estúdios da Universal Pictures, contratou o cineasta da Paramount, que além de transformar Hitchcock em um grande êxito comercial devido ao enorme sucesso de televisão com a série "Alfred Hitchcock Presents", também deu ao diretor uma ampla autonomia que ele jamais tivera. Foi com todo esse poder que Hitchcock contratou a estreante Tippi Hedren e passou a cultivar uma certa paixão tardia pela atriz, controlando seus passos, vigiando-a todo o tempo, a ponto de se vingar pela rejeição da nova estrela, segundo denúncias da própria Hedren em seu livro de memórias, “Tippi - A memoir”, 2016, que ele passou a atacá-la  com pássaros reais em vez de mecânicos na clássica cena quando ela fica presa no quarto do sótão da casa de Mitch, personagem do filme. As aves a atacaram deixando ferimentos reais abaixo de um de seus olhos, o que a levou a ficar por quase uma semana em repouso por recomendações médicas. Mas foi no filme "Marnie, confissões de uma ladra", de 1964, que as obsessões do cineasta se intensificaram. De acordo com a atriz, o pior momento foi quando o diretor tentou agarrá-la à força na traseira de uma limusine. Ao rechaçá-lo, Tippi Hedren passou a sofrer todo o tipo de retaliações ao longo do restante das filmagens, onde eles deixaram de se falar. Ela alega ainda que Hitchcock arruinou sua carreira, uma vez que ela havia ficado famosa e todos queriam trabalhar com ela, mas o diretor usou as cláusulas do contrato e sempre respondia que ela estava indisponível, pagando-lhe uma pequena quantia durante os dois anos restantes que ainda a prendiam ao diretor. Eles nunca mais voltaram a filmar juntos. Embora seu primeiro filme tenha feito um enorme sucesso no Festival de Cannes de 1963, na amostra dos realizadores, e ela tenha ganhado o Globo de Ouro em 1964, por "Os Pássaros", a atriz nunca mais fez sucesso no cinema. Tippi Hedren, atualmente com 87 anos, teve uma única filha, Melanie Griffith, de seu primeiro casamento com o publicitário e ator de peças infantis, Peter Griffith, que também é atriz com uma carreira de relativo sucesso, e que lhe deu um neto e duas netas, sendo que uma delas, Dakota Johnson, também é atriz, e a outra é filha do ator Antonio Banderas.

As denúncias de Tippi Hedren contra Alfred Hitchcock

A atriz disse que na época não havia leis para proteger as mulheres contra tal assédio. Ainda assim, Hedren disse que "viveu muito bem""Ele arruinou minha carreira, mas ele não arruinou minha vida", disse ela. "Se isso acontecesse hoje, eu seria uma mulher muito rica"

A polêmica de Tippi Hedren com Alfred Hitchcock em "A Garota"


O filme "A Garota" (The Girl, 2012), produzido pela HBO Filmes, com direção de Julian Jarrold, baseado no livro "Fascinado pela Beleza", de Donald Spoto, conta um pouco sobre essa obsessão do diretor pela atriz, destacando a conturbada relação entre a atriz Tippi Hedren (Sienna Miller) e o cineasta Alfred Hitchcock (Toby Jones) durante as gravações dos longas "Os Pássaros" e "Marnie, confissões de uma ladra", ambos com os mesmos personagens da trama. Na verdade, o filme explora a versão dos fatos apenas de um lado, uma vez que o velho Hitch já não está mais entre nós para se defender. Ele faleceu em Los Angeles, em 29 de abril de 1980.

(Para continuar, clique AQUI).

Nenhum comentário: