quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ENEM: ESFORÇO PREMIADO


Aprovado em medicina veio do interior do Piauí e estudava 15h por dia

Do Jornal de Luzilândia

Rayron Holanda só descansava aos sábados à tarde e domingo de manhã

Rayron Holanda é natural de Elesbão Veloso e foi aprovado em Medicina, curso que sempre quis fazer, pela Universidade Federal do Piauí, com nota de 785,86. Foi no ensino fundamental que ele descobriu sua paixão pela área de saúde e, desde então, resolveu se dedicar para alcançar seu sonho.

O jovem já havia feito Enem como treineiro, mas em 2014 foi a primeira vez que prestou vestibular de fato. Rayron também foi aprovado para Medicina em uma faculdade particular e conta que vem se preparando desde que se mudou para Teresina. Na capital, ele mora com os tios e recebe apoio de todos da família. “Quando me mudei, há três anos, senti uma grande diferença na dinâmica do dia-a-dia do colégio e da cidade. Mas fui me acostumando”, conta.

Além do apoio familiar, sua dedicação quase integral contribuiu para a aprovação no vestibular. Rayron conta que mantinha um ritmo intenso de estudos de quase 15h diárias. “Eu só descansava no sábado a tarde e no domingo de manhã”, afirma.

De segunda a sábado, de 7h às 13h30min, o estudante frequentava o colégio e assistia todas as aulas. Pela tarde, quando chegava em casa, o jovem almoçava, descansava por alguns minutos e continuava estudando até meia-noite, com pausas breves para lanchar.

Ao saber do resultado divulgado ontem (26), Rayron viajou para Elesbão Veloso para comemorar a conquista com o irmão mais novo, a madrasta e seu pai, que atualmente se dedica integralmente a cuidar de seus dois filhos.

Para Rayron, o esforço valeu a pena. “A sensação de ver meu nome na lista dos aprovados foi uma das melhores sensações da vida. Sinto que tudo que eu abdiquei durante esses anos, todo o esforço que eu fiz, teve recompensa”, conclui.

Com a aprovação, Rayron agora aguarda ansiosamente pelo início das aulas e já está pensando em qual área se dedicar dentro do curso. “Penso em seguir a área da neurologia”, afirma.

O curso de medicina da Ufpi recebeu 1.556 inscrições e foi o 11º mais concorrido da instituição, com 38,9 pessoas disputando uma vaga. Em todo o Brasil, o curso foi o 4º mais procurado, com concorrência de 63,14 para uma vaga. (Fonte: Jornal de Luzilândia - aqui).

................
O post acima, do Jornal de Luzilândia, foi reproduzido no blog Conversa Afiada, liderado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim - aqui.

Rayron confirma a velha máxima: Quem sua a camisa, não engole poeira.

Nenhum comentário: