sábado, 22 de março de 2014

OS FATOS E A PRANCHETA

Pierre Berthiaume. (Canadá).

A atenta leitura de matérias diversas sobre o episódio Petrobras/Pasadena - como esta e esta -, além de nota da Veja/Abril, aqui, e mais esta, do jornal Valor, permite concluir que algo estranho está a inspirar jornalões como Folha e Estadão, e o conglomerado Globo. Pensando bem, o algo não é nada estranho.

Informar-se, inteirar-se das versões oferecidas pelos 'lados' é fundamental. É certo que exige tempo e disposição, mas não dá pra ler/ver uma vertente e sair atirando pra todos os lados, por conta da versão noticiada (e a única a ter merecido leitura). A verdade, onde está? Quem está por trás do biombo? Os interesses, até - e por vezes principalmente - eleitorais, de quem são?

É, inteirar-se exige tempo e disposição (para ler/ver de modo abrangente).

Cartunista, por exemplo, nessa vida tão atribulada, tem tido tempo para isso?

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas os cartunistas, surpreendentemente estão comprando a primeira versão que aparece. Acho que a charge está em crise no Brasil, ou ela se renova ou ela morre junto com o jornalismo. Logo que o Aécio falou no senado, logo no dia seguinte que a imprensa repercutiu o que ele falou, no mesmo instante tinha cartunista dando sua opinião definitiva, baseado em quê? eu pergunto?
abraço
joão antonio buhrer

Dodó Macedo disse...

Penso o mesmo que você, amigo.

Grande abraço.