sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

BRASIL: PLENO EMPREGO EM 2012



Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dezembro o desemprego brasileiro caiu para 4,6%, menor taxa nos últimos dez anos.

Taxa média de desemprego: 5,5%,  recorde de baixa na série histórica iniciada em março de 2002.

Rendimento médio da população: R$ 1.805, aumento de 3,2% sobre dezembro de 2011.

................
Reação de amplos setores midiáticos: visivelmente desconfortáveis, omitiram qualquer comparação entre a situação reinante no Brasil e a observada no resto do mundo - o que ocorreria, com estardalhaço, se o quadro fosse outro. No Jornal da Globo, Sardenberg e Waack, tão incisivos quando se trata de destacar tropeços do Brasil, verdadeiros ou nem tanto, trataram de enfatizar... o futuro!! Sua "análise" repousou sobre "pesquisa" em que consumidores opinaram sobre o comportamento do salário, da renda e da inflação ao longo do semestre em curso...

O fato é que os números sobre emprego e renda em 2012 demonstram o acerto da opção heterodoxa adotada pelo Brasil a partir da eclosão da crise financeira mundial em 2008/09: ampliação dos programas sociais, aumentos reais do valor do salário-mínimo, expansão do crédito, desoneração fiscal (quando estratégica), investimentos públicos e em parcerias, enfim, preservação/fortalecimento do papel do Estado.

Nenhum comentário: