quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CENAS PIAUIENSES


Luciano Carlos da Silva Sousa (de camisa branca), 19 anos, recém aprovado no vestibular para o curso de medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no sistema de cotas para negros.

O estudante reside na localidade Caatinga Branca, zona rural de Valença do Piauí (220 km de Teresina), e sempre estudou em escolas públicas. À tarde, porque durante a manhã tinha de trabalhar na roça de seus pais (analfabetos) ou roçar e capinar lavouras de terceiros.

Ao longo dos anos, Luciano fez uso de livros emprestados e recebidos na escola, além dos adquiridos por sua mãe, Dona Ivanir Luiza, com a parca grana auferida com a venda de verduras.

Uma psicóloga de Teresina, ciente do feito de Luciano e de suas carências, ofereceu-lhe abrigo. 'Tenho três filhos, mas todos já criados. Fiquei sabendo da história desse jovem determinado e sei que posso ajudá-lo'.

Na foto (de Moisés Saba), Luciano curte a bata de médico (com seu nome grafado), presente da equipe de jornalistas da Caravana Meu Novo Piauí (veja post abaixo).

Nenhum comentário: