quarta-feira, 10 de junho de 2009

PESOS E MEDIDAS


A ANJ - Associação Nacional de Jornais, presidida pelo Sr. Júlio César Mesquita, lançou cobras e lagartos contra a Petrobras, em razão de a empresa estar divulgando (agora à zero hora do dia da publicação da matéria), em blog próprio, questionários a ela dirigidos por órgãos da imprensa, acompanhados das respostas formalmente oferecidas.

Todos os editoriais e artigos que desancam a Petrobras fazem referência à posição da ANJ. Se a ANJ disse, não há o que discutir. O respaldo é total.

A ABI - Associação Brasileira de Imprensa, presidida pelo Sr. Maurício Azêdo, classificou como plenamente democrática a atitude da Petrobras, não vislumbrando quaisquer ameaças à liberdade.

A posição da ABI está sendo solenemente ignorada pela grande mídia.

Criada em abril de 1908, pelo exemplar humanista Gustavo de Lacerda, a ABI é uma das maiores instituições do Brasil. Esteve presente em todos os momentos cruciais de nossa história nesses 101 anos, e uma figura ímpar com ela se confunde, tendo sido seu presidente em quatro ocasiões: Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho, o paladino do 'O Petróleo é Nosso', da redemocratização, do repúdio à tortura, da defesa do patrimônio nacional, da luta pela moralidade pública (foi ele um dos peticionários do impeachment de Collor).

Pensando bem, não há o que estranhar. Afinal, desde quando, nessas searas, os empregados alcançam valor igual ao dos patrões?

Seja lá como for, a grande mídia está aturdida com essa iniciativa da Petrobras - que, se se alastrar, implicará perdas financeiras, face à desnecessidade de notas de esclarecimento, no próprio veículo ou noutro, que empresas como a Petrobras de quando em quando tinham de bancar. Mexeu no bolso, o cara fica tonto mesmo.

Barbosa Lima Sobrinho com certeza aplaudiria o blog da Petrobras.

Nenhum comentário: