segunda-feira, 13 de outubro de 2008

ELES NÃO ACHAM O PAPA POP

A gestão f0i temerária e fraudulenta: eles, os "gerentes-executivos", "diretores financeiros" ou "CEOs", aproveitando-se da frouxidão do governo americano sobre o sistema bancário (é o livre-mercado, estúpido!), emprestaram sofregamente, cada um querendo superar a performance do outro, não importando as condições dos tomadores, para em seguida fazerem a festa no mundo virtual dos derivativos (trilhões e trilhões de dólares sem lastro, feito a piada da caderneta do boteco de pinguços).

E cada um deles no final do mês levava os tubos, e comemorava o Natal com bônus de centenas de milhares, até mesmo de milhões de dólares.

O sistema ia inflando mês a mês, ano a ano, os iluminados faturando alto, a bolha crescendo e o lucro garantido.
.
De repente, tudo "evaporou". Valha-nos Deus! Deus nos acuda!! Cadê o neoliberalismo? Cadê o capitalismo? Cadê o livre-mercado? O mundo vai acabar! O horror! O horror!!

Aí, para gáudio dos neocons, os governos pegaram o dinheiro do Estado, cobriram os rombos e pronto, estava solucionado o problema.
.
"Espera aí, dinheiro do Estado?! Mas como, se os próprios neocons abominavam o Estado? Como, se eles queriam mesmo é ver o Estado-mínimo? E os mortais comuns, como ficam? O neoliberalismo, então, vai ter, ad infinitum, um salvo-conduto?"
.
Responde o establishment: "O Estado tem que agir quando está em jogo a sobrevivência dele próprio. Ademais, ele subscreverá ações dos bancos sob risco de quebra, e os recursos estatais poderão ser resgatados no futuro - até mesmo com ganhos".
.
"Mas, e os gerentes-executivos, diretores financeiros e CEOs que encheram os bolsos ao longo dos anos com salários e bônus originários de fraudes negociais, vão ficar impunes? Não serão apuradas as responsabilidades pela gestão temerária e fraudulenta?"
.
"NO COMMENTS!"
.
(Assim, a despeito do que o Papa falou - que dinheiro é ilusão, que é vã a busca de riqueza material, que o dinheiro não é nada, que o dinheiro desaparece -, os gestores temerários e fraudadores pelo visto continuarão gritando a plenos pulmões: "IN GOD WE TRUST!". Afinal, eles, "WASPs", são "white", "anglo-saxan" and "protestants"...)

Nenhum comentário: