sábado, 19 de outubro de 2024

MOSCOU ADVERTE SOBRE CONFLITO DIRETO ENTRE OTAN E RÚSSIA SE UCRÂNIA SE JUNTAR À OTAN

.
O diplomata Aleksei Polichuck afirmou que a adesão da Ucrânia à OTAN "poria fim às possibilidades de um acordo político-diplomático" para o conflito 


A adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) nas condições atuais poderá encerrar as chances de uma solução político-diplomática para o conflito ucraniano. A afirmação foi feita pelo chefe do Segundo Departamento do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Aleksei Polischuk. O diplomata comentou as preocupações levantadas pelo ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, que afirmou que tal adesão poderia ser o gatilho para uma Terceira Guerra Mundial.

"Estamos constantemente alertando sobre o perigo da adesão da Ucrânia à OTAN", enfatizou Polischuk à Sputnik, ressaltando que essa medida "poria fim às possibilidades de um acordo político-diplomático". Segundo ele, a entrada da Ucrânia na Aliança Atlântica tornaria inevitável a participação direta da OTAN no conflito contra a Rússia, resultando em uma escalada descontrolada da situação. Polischuk atribuiu a responsabilidade por essa escalada exclusivamente aos patrocinadores ocidentais do governo ucraniano.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, antes de uma reunião com o presidente Vladimir Putin, também expressou preocupação com a possibilidade de que figuras sensatas no bloco ocidental reconheçam as consequências devastadoras que a adesão da Ucrânia à OTAN poderia acarretar. Em ocasiões anteriores, Putin já havia destacado que a eventual adesão da Ucrânia à Aliança representa uma ameaça à segurança da Rússia, sendo um dos fatores que motivaram a operação militar especial em curso.  -  (Aqui).

Nenhum comentário: