quinta-feira, 30 de junho de 2022
POR QUE O GENERAL CAIU
.
Os bastidores da demissão - às carreiras - do ex-comandante Villas Bôas
Por Monica Gugliano
Nesta terça-feira, dia 21 de junho, uma edição extra do Diário Oficial da União publicou a exoneração do general Eduardo Villas Bôas do cargo de “assessor especial” do também general Augusto Heleno, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Noticiou-se que a demissão ocorreu “a pedido” do próprio Villas Bôas, cujos familiares teriam convencido o general a deixar sua função no GSI para focar nos cuidados com a saúde. Em 2016, Villas Bôas foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa incurável. Só que os bastidores da demissão foram bem diferentes dessa versão oficial.
Na sexta-feira, 17 de junho, a piauí entrou em contato com o GSI e perguntou se o general Villas Bôas continuava na folha de pagamento do órgão, recebendo um salário de 13.623,39 reais. A revista queria saber se o general cumpria a jornada de trabalho de 40 horas semanais prevista no contrato. Caso não comparecesse fisicamente ao GSI, a piauí perguntava o tipo de tarefa que o general cumpria. Na ocasião, o GSI não se manifestou.
Na segunda-feira, dia 20, a piauí voltou a acionar o GSI pedindo uma resposta. No início da tarde, um alto funcionário – militar, que pediu para não ser identificado, porque não queria ser envolvido publicamente no assunto – informou, em conversa telefônica, que o general Villas Bôas seria exonerado naquele mesmo dia. Deste modo, o general seria poupado do constrangimento público de aparecer numa reportagem como funcionário-fantasma, e o governo se safaria da acusação de bancar uma sinecura ao miliar. A informação da exoneração, disse o militar, estaria no Diário Oficial de terça-feira. Antes, porém, seria preciso consultar o presidente Jair Bolsonaro e, obtida a autorização, avisar a família de Villas Bôas.
Em que pese a informação da futura exoneração, a piauí insistiu com o GSI para confirmar – ou não – se o general trabalhava e o que fazia. Às 18h43, a assessoria de imprensa do órgão enviou um e-mail à revista, assinado pelo general Augusto Heleno. O e-mail tem omissões eloquentes. Não diz se Villas Bôas efetivamente trabalhava no GSI nem esclarece se cumpria alguma tarefa.
Diz apenas o seguinte:
“O General Villas Bôas é Assessor do GSI.
General Heleno.”
No Diário Oficial de terça-feira não constava a exoneração de Villas Bôas. A informação – enfim autorizada por Bolsonaro e devidamente antecipada aos familiares do general – só saiu na edição extra, que começou a circular no meio da tarde.
Villas Bôas foi empregado no GSI em janeiro de 2019. Dois meses depois, em março, ele foi aposentado – reformado, como se diz no jargão militar – pelo Exército por invalidez em decorrência da ELA. A portaria, do dia 21 de março, saiu assinada pelo general de brigada João Denison Maia Correia, hoje na reserva, e trazia uma curiosidade: era retroativa. Dizia que o general deveria ser considerado aposentado desde 2016. Só que, nesta época, Villas Bôas era comandante do Exército, posto que ocupou de 2015 até 2019.
Consultado pela piauí, o Exército não explicou a razão da aposentadoria retroativa. - (Fonte: Revista Piauí - Aqui).
FLAGRANTE DA VIDA SURREAL
................
.Bom Dia 247 (30.06) - Attuch / Zé Reinaldo /
PML / Solnik / Dafne / Joaquim de Carvalho /
Constantine / Cruvinel:
Bolsonaro prevê América Latina vermelha........ Aqui.
ELES DISSERAM E/OU CANTARAM
.
(29.06)
"Give Me Love" .......................................... Aqui.
"All Those Years Ago" ............................... Aqui.
................
.The Beatles:
"Free As A Bird" ........................................ Aqui.
"In My Life" ............................................... Aqui.
....
(Replay - 25.02.22)
CPI do MEC é protocolada por 30
senadores; Marcos Uchoa responde
sobre se Datena disputará eleições .......... Aqui.
.Reinaldo Azevedo:
O É da Coisa ............................................. Aqui.
.Boa Noite 247:
Boa Noite 247 ........................................... Aqui.
.Luis Nassif:
Ciro & Lula: Os desafios
de cada candidato .................................... Aqui.
.O Essencial:
Até a golpista Jeanine Áñez quer
distância de Bolsonaro ............................ Aqui.
.Live do Conde:
CEF: pupilo de Bolsonaro
barbarizou funcionárias .......................... Aqui.
quarta-feira, 29 de junho de 2022
A LIGAÇÃO DE PEDRO GUIMARÃES COM UM CANAL DE NOTÍCIAS DO YOUTUBE
.
O economista Pedro Guimarães tem conexões com o canal MyNews, fundado pela jornalista Mara Luquet, ex-Globo, e pelo humorista Antonio Tabet
Demitido da Caixa Econômica Federal nesta quarta (29) após acusações de assédio sexual publicadas pelo site Metrópoles, o economista Pedro Guimarães tem conexões com o canal MyNews, fundado pela jornalista Mara Luquet, ex-Globo, e pelo humorista Antonio Tabet.
Guimarães se especializou em privatizações nos EUA, tendo um PhD pela Universidade de Rochester, e atuado em bancos como Santander. Sua carreira menos conhecida, no entanto, se deu no Grupo Brasil Plural, fundado em 2009, que cuidava de R$ 40 bilhões em gestoras no ano de 2017 segundo reportagem do jornal Valor Econômico.
Uma das gestoras financeiras da Plural é a Genial Investimentos, uma das primeiras parcerias comerciais do canal de Youtube MyNews, fundado em 16 de fevereiro de 2018 e com mais de 100 milhões de visualizações. Uma série de vídeos feita pelo canal chamada “Economia é Genial” ajudou a promover a Genial.
Alguns desses programas foram apresentados pela própria jornalista Mara Luquet, ex-Globo.
Com a vitória de Jair Bolsonaro e o nome de Guimarães definido para a presidência da Caixa Econômica Federal, o MyNews deu espaço para uma entrevista chapa-branca logo no primeiro ano. Conversou com o economista em um vídeo publicado em 11 de setembro de 2019. Nele, Guimarães defende a privatização do banco público.
No escândalo de empréstimos de Michelle Bolsonaro para amigos através da Caixa divulgado pela revista Crusoé, o destaque dos vídeos do MyNews foi sempre para a primeira-dama, sem comprometer o economista ligado à Genial Investimentos. O nome de Guimarães é citado em uma live de outubro de 2021, quando o nome de Paulo Guedes apareceu nos Pandora Papers, ganhando com offshores.
Na época, a queda de Guedes chegou a ser especulada e o nome de Pedro Guimarães surgiu como possível substituto. O MyNews afirmou que ele era uma “assombração do mercado”.
Quando o Metrópoles publicou as denúncias de que Guimarães cometeu assédio sexual enquanto presidente da Caixa Econômica, o primeiro vídeo do MyNews sobre o assunto não trazia o rosto do economista e apenas o título “O combate aberto aos direitos das mulheres”, sem cobrir com objetividade o assunto.
O segundo vídeo traz o título “Após denúncias de assédio sexual, presidente da Caixa afirma que vida é pautada pela ética” e uma entrevista com o deputado Marcelo Calero (PSD) e com Isabela Rahal, da ONG Elas no Poder.
Politicamente, o canal MyNews se posiciona como terceira via ou “nem-nem”: nem Lula e nem Bolsonaro. Seus vídeos mais vistos são um sobre a Tragédia de Brumadinho e uma entrevista com Ciro Gomes, ambos com mais de um milhão de visualizações.
O DCM procurou a assessoria de comunicação da Genial, que mandou o seguinte esclarecimento: “A Genial (atual denominação do Grupo Brasil Plural) esclarece que o economista Pedro Guimarães não faz mais parte de seu quadro societário, tendo se desligado do grupo em 2018”. - (Aqui).
................
Uma breve observação: o Brasil conta com dois bancos públicos de alcance nacional, cada um com suas próprias características (e expertises). O assediador Guimarães forjou nos EUA sua "pós-graduação" em privatizações e, amigo de Guedes, poderia oferecer um produtivo "apoio" às suas offshores (o que teria sido alcançado independentemente de privatizações). Isso mesmo: a despeito da vontade de Guedes, privatizar o Banco do Brasil, nem pensar: sem essa de Bank of America. Daí o fato de Guedes 'se vingar', inflando a CEF - e chegar ao ápice da irritação e desprezo quando, na célebre e indecorosa reunião de cúpula de abril de 2020, referiu-se ao BB como "aquela porra".
SERIOUS CARTOON
terça-feira, 28 de junho de 2022
ELES DISSERAM E/OU CANTARAM
.
(28.06)
Show "Margem, Finda a Viagem" .......... Aqui.
................
.Maria Gadú:
"Encontro" ................................................ Aqui.
................
.Gal & Elis:
"Amor Até o Fim" ..................................... Aqui.
....
(Replay: 30.12.21)
Comissão é golpe decisivo em
em pautas golpistas ................................... Aqui.
.Reinaldo Azevedo:
O É da Coisa ............................................... Aqui.
.Boa Noite 247:
CPI do MEC + Fox News ataca Lula +
Pedro Guimarães: assédio ......................... Aqui.
.TV GGN - Luis Nassif:
Os últimos lances do governo Bolsonaro .. Aqui.
.O Essencial:
Presidente da Caixa acusado se assédio .... Aqui.
.Live do Conde:
Bolsonaro conspira; Lula malha ................ Aqui.
................
.Maricy Vogel:
CPI do MEC: governo atingido .................. Aqui.
SERIOUS CARTOON
................
.Bom Dia 247 (28.06) - Attuch / Zé Reinaldo /
PML / Solnik / Dafne / Auler / Cruvinel /
Joaquim de Carvalho:
Lula no meio da guerra entre EUA e China ........ Aqui.
DEPOIS DA ARGENTINA, IRÃ PEDE FORMALMENTE ADESÃO AO BRICS
.
O porta-voz do MRE - Ministério das Relações Exteriores - iraniano expressou esperança de que a adesão ao BRICS resultaria em “valores agregados” para ambos os lados
Agência Tasnim - O Irã se candidatou ao grupo das cinco principais economias emergentes - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, disse um porta-voz.
O porta-voz do MRE do Irã anunciou em entrevista coletiva nessa segunda-feira, 27, que a República Islâmica apresentou seu pedido de adesão ao BRICS.
Uma série de consultas foi realizada a esse respeito, acrescentou Saeed Khatibzadeh.
Ele disse que embora o BRICS não seja um tratado ou um acordo internacional, se baseou em um mecanismo muito criativo com aspectos amplos.
O porta-voz observou que os membros do BRICS representam 30% da produção bruta mundial e 40% da população mundial.
Ele expressou esperança de que a adesão do Irã ao BRICS resultaria em “valores agregados” para ambos os lados.
Falando em uma cúpula virtual do Fórum Empresarial do BRICS, que contou com a presença dos principais líderes do grupo na sexta-feira, 24, o presidente iraniano Ebrahim Raisi expressou a disposição do país em compartilhar suas vastas capacidades e potenciais para ajudar o BRICS a atingir seus objetivos. (Aqui).
................
Jogada natural no tabuleiro da Nova Ordem. Nenhuma estranheza.
segunda-feira, 27 de junho de 2022
ELES DISSERAM E/OU CANTARAM
.
(27.06)
"You Are Going To Lose That Girl" ........... Aqui.
"Please Please Me" ..................................... Aqui.
................
.On The Ed Sullivan Show:
-Mason Williams: "A Major Thang" .......... Aqui.
-Barbara McNair: "Just In Time" ............... Aqui.
-Robert Goulet: "On A Clear Day" ..............Aqui.
Caso Klara Castanho: mídia ganha com
bolsonarismo e pratica crimes por views .. Aqui.
.Reinaldo Azevedo:
O É da Coisa ................................................ Aqui.
.Bemvindo Sequeira:
Trincheira Digital ....................................... Aqui.
.Boa Noite 247:
Bolsonaro teme a prisão e oferece
asilo à golpista boliviana ............................ Aqui.
.Galãs Feios:
Guga Chacra esculacha a Terceira Via ...... Aqui.
.Luis Nassif:
Congresso em cima de Milton
Ribeiro e eleições 2022 ................................ Aqui.
.O Essencial do DCM:
Kiko Nogueira e Pedro Zambarda -
Dallagnol diz que vai de Bolsonaro ............. Aqui.
.Live do Conde:
Sobre a chapa Bolsonaro e Braga Netto ..... Aqui.
OPOSIÇÃO REÚNE ASSINATURAS SUFICIENTES PARA CONVOCAR CPI DO MEC NO SENADO
.
Requerimento deve ser protocolado nessa terça-feira
A oposição conseguiu a assinaturas de 28 senadores, uma a mais do necessário para convocar a CPI do MEC. Ao menos mais dois nomes podem se juntar aos que querem apurar o tráfico de influência praticado no MEC sob a gestão do ex-ministro Milton Ribeiro.
A Folha de S.Paulo apurou que os senadores da oposição querem ter força suficiente para pressionar o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a não impedir a instalação da CPI.
Para muitos senadores, as evidências de que houve interferência de Jair Bolsonaro nas investigações sobre o tráfico de influência no MEC aumentam essa pressão sobre o presidente do Senado.
A possibilidade de instalação de uma CPI do MEC ganhou força após a prisão, na última quarta-feira (22), do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, suspeito de atos de corrupção e tráfico de influência na liberação de verbas da pasta.
Pacheco vê com ressalvas a instalação de uma comissão sobre o tema. Ele afirmou considerar que a proximidade do período eleitoral "prejudica o escopo de uma CPI". - (Aqui).
................
A Política está em todas, eis a obviedade de que muitos fingem não se dar conta, sintomaticamente. A ala pró CPI, comandada por Randolfe Rodrigues, luta para assegurar a instalação da Comissão, cujo pré requisito se materializa em 27 assinaturas (tem28, poderá vir a ter 29); o Centrão Planaltino (com o perdão pelo pleonasmo), por sua vez, tudo fará para solapar as bases assinantes oposicionistas.
No ar, o cheiro ameaçador da CPI da Covid.
Convindo lembrar que, de um dia para o outro, tudo pode não acontecer. Ou não?
(Este escriba brinca, mas o momento é de indignação).
Alea Jacta Est.
ECOS DO ESCÂNDALO DO MEC
................
"CPI do MEC? Duvido."
"Por quê?"
"Haverá retirada de assinatura(s)."
"E se não houver?"
"Retirarei o que disse."
"(Mas restará o Fator Pacheco)...".
................
.Bom Dia 247 (27.06) - Attuch / Zé Reinaldo /
PML / Solnik / Joaquim de Carvalho /
Cruvinel / Florestan Fernandes Jr:
Sobre temas importantes .................................. Aqui.
'LAVA JATO É PAI E MÃE DESTA SITUAÇÃO POLÍTICA A QUE CHEGAMOS', DIZ GILMAR MENDES
.
Na avaliação do ministro do STF, a operação ‘era um projeto político de viés totalitário’
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, atribui a crise da democracia brasileira aos excessos cometidos pela operação Lava Jato. Para o magistrado, havia um projeto de poder por trás da atuação do ex-juiz Sergio Moro e de procuradores, como Deltan Dallagnol.
“A Lava-Jato é pai e mãe desta situação política a que chegamos. Na medida em que você elimina as forças políticas tradicionais, se dá ensejo ao surgimento — a política, como tudo no mundo, detesta vácuo — de novas forças”, afirmou o ministro em entrevista ao Correio Braziliense publicada neste domingo 26. Para ele, a operação “praticamente destruiu o sistema político brasileiro, os quadros representativos foram atingidos”.
“O Brasil produziu uma situação muito estranha. Além de sede de poder, veja que todos hoje são candidatos. Moro é candidato, a mulher é candidata, Dallagnol é candidato”, acrescentou Mendes. - (Aqui).
................
A Lava Jato, ex queridinha de tantos mas ainda na doce memória de alguns, é feito fogo no monturo: está lá a montanha de lixo; de repente, começa a subir fumaça de determinado ponto: é ela, a Lava Jato, estrebuchando.
Convém lembrar, preliminarmente, que o decano (ora eventualmente interessado em meter o Brasil no alçapão do semi-presidencialismo, em sintonia com o presidente do orçamento secreto, queremos dizer, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira) jamais perdoará o iluminado Moro a desfeita de utilizá-lo para cercear o ex-presidente Lula no episódio de sua anunciada nomeação para a Casa Civil do governo Dilma: a gravação - de trâmite The Flash - de contato telefônico Dilma-Lula, controversa na origem, foi ilegal em si mesma, visto que feita quando o prazo de autorização para gravações já havia expirado; não obstante, Lava Jato e mídia global direcionaram seus holofotes para o ministro relator Gilmar pleiteando imediato despacho cerceador de sua lavra, obtendo sucesso. Só depois é que o relator se deu conta de haver caído numa armadilha - e, com razão, deplorou.
Dito isso, atente-se para:
(a) revelações de "The Intercept" sobre tramoias da força-tarefa; TCU cobrando líderes da força por diárias fraudulentas;
(b) psicose em incriminar o ex-presidente a partir de delações de presos, nem que se impusesse o recurso a fórceps: "Ou dá ou desce!"; "Inventa aí qualquer coisa, caso contrário pegarás todas as penas máximas!";
(c) a Fundação Lava Jato, 'bancável' com dinheirama originária de departamento(s) de Estado dos EUA a partir de multa bilionária paga pela Petrobrás: a ideia era se comportar como verdadeiro 'think tank', patrocinando cursos, palestras, candidaturas políticas etc. Consta que Deltan Dallagnol chegou a manter tratativas com banco público para abrir contas, já de posse do "de acordo" judicial (juíza Hardt) quanto à 'legitimidade jurídica' da 'fundação'.
Felizmente a Lava Jato deu com os burros n'água: o Supremo (ministro Alexandre de Moraes) cortou as asas da tal 'entidade' - que era, sim, inspirada em propósitos totalitários.
domingo, 26 de junho de 2022
ELES DISSERAM E/OU CANTARAM
.
(26.06)
"Another Day In Paradise" .................... Aqui.
................
.Carla Bruni:
"Quelqu'un m'a dit" ............................... Aqui.
................
.Toto:
"I Won't Hold You Back" ........................ Aqui.
"Stop Loving You" .................................. Aqui.
Bolsonaro enxota vice de SC;
Dallagnol a um passo de
se tornar inelegível .................................. Aqui.
.Nassif & Conde - Afinando
a Notícia:
Jantar da derrota .................................... Aqui.
.Boa Noite 247:
Corrupção no MEC: PF tentou
transferir delegado .................................. Aqui.
.TV Fórum:
Marcos Coimbra: "O fato é que
Bolsonaro morreu como candidato" ....... Aqui.
.Aquias Santarem:
PF faz novas revelações sobre pastores .. Aqui.
.Desmascarando:
Fracasso monumental de público
bolsonarista em balneário Camboriú ..... Aqui.
.Live Cinegnose - Wilson Ferreira:
Live 360 #61* - (25.06.22) ....................... Aqui.
.................
* = Cinegnose 360 #61
Sem intervenções federais (a não ser da esposa do humilde blogueiro, quando ultrapassa 3 horas de duração), nesse domingo (26/06), a edição #61 da Live Cinegnose 360, às 18h, no YouTube. Na sessão agora híbrida (vinis/CDs) vamos conversar sobre o electroclash da banda “Ladytron”: a anomalia na globalização tecno. Depois, vamos discutir o último filme do mestre David Cronenberg “Crimes do Futuro” (o encontro de McLuhan com o horror corporal tecnológico) e o terror “Morte Instantânea” (a história oculta da fotografia no Ocidente). O economista Thorstein Veblen explica o papel das festas juninas no golpe híbrido brasileiro: coxinhas 2.0 e a gourmetização das quermesses. E a crítica midiática de uma semana de mais uma crise de blefes e dissimulações: como o projeto militar brasileiro da Guerra Híbrida (o regime de guerra permanente) explicam os últimos acontecimentos que deixaram a grande mídia aloprada! É tudo ao vivo! Nesse domingo! O melhor antídoto para a depressão pré-segunda. - (Wilson Ferreira - Aqui).
GILBERTO GIL, OITENTA ANOS
"A idade tem acomodações próprias no plano espiritual, emocional e psíquico. O tempo do homem velho é diferenciado, tudo tem um peso diferente. Não é como o da infância, da juventude ou da vida adulta. Como diz o Caetano: 'o homem velho é o rei dos animais'."
"A naturalidade de convívio, do estar junto em família, elimina a diferença da idade com filhos e netos. Meus filhos adultos são como irmãos. Já os netos vejo como novos filhos. Está tudo ali, no plano da acomodação natural. Você continua sendo um mentor, no sentido de fazer uma curadoria natural na vida deles. A educação não termina nunca, vai até o túmulo".
"Para frente, que atrás vem gente".
................
(Reflexões de Gilberto Gil, feitas em entrevista a O Globo.
Todos estamos a louvar o mestre Gil, Gil louva mais ainda a lucidez e a sabedoria.
Parabéns, mestre!).
DA (A)NORMALIDADE BRASILEIRA
Assinar:
Postagens (Atom)