.
Objetivo dos bolsonaristas é descredibilizar a pesquisa, já que esta tem apontado para uma chance real de vitória de Lula no primeiro turno
Após pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (19) novamente apontar para a possibilidade de vitória do ex-presidente Lula (PT) já no primeiro turno da eleição presidencial, a equipe da campanha pela reeleição de Jair Bolsonaro (PL) partiu para o ataque contra o instituto.
A pesquisa está alinhada a levantamentos de outros institutos. Ainda que tenham metodologias diferentes, todos apontam para uma boa vantagem de Lula e alguns também para a possibilidade de vitória no primeiro turno.
À CNN Brasil, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), declarou: "Datafolha se acostumou a só acertar no dia da eleição". Um outro ministro disse não comentar pesquisas do Datafolha.
Responsável pela comunicação da campanha de Bolsonaro, Fabio Wajngarten reagiu: "vergonhoso. Tentativa de efeito manada. Novamente tenta induzir e manipular a população brasileira. Diferenças dos dados Ipec, Datafolha e Quaest São Paulo, Rio e Minas Gerais. Por que tamanha diferença? Em São Paulo, Datafolha dando mais de dez de diferença para Lula. Diferenças enormes. Estão ajustando a diferença. De 21 para 15. Não poderiam trazer de 21 para 8/9".
Há quem seja mais realista: uma fonte da campanha, que não teve o nome revelado, disse acreditar que o eleitor bolsonarista arrependido está voltando para o lado de Bolsonaro, mas ainda assim é preciso diminuir a rejeição ao chefe do governo federal, que hoje está acima de 50 pontos. O objetivo é baixá-la para menos de 45.
Foram entrevistados 5.744 eleitores em 281 cidades entre 16 e 18 de agosto. A pesquisa, contratada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09404/2022. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de dois pontos. - (Aqui).
................
Traz à mente aquela história do sujeito que, em repúdio ao revelado na foto, ataca o fotógrafo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário