.
Foi certamente a cena mais arrebatadora da posse do Presidente Lula, e ela aconteceu graças à estultice do senhor Bolsonaro. O limão não foi convertido em limonada, mas em licor dos deuses. Não importa se foi fruto da criatividade de Lula ou de Janja ou de outra pessoa; o que importa é que foi marcante, eterna e extremamente significativa. Palmas para o Presidente Lula.
No ar, um clima bem Brasil, bem Darcy Ribeiro: Salve O Povo Brasileiro!
....
Após protagonizar uma cena inédita e histórica, subindo a rampa do Palácio do Planalto ao lado de representantes da sociedade civil e recebendo dessas pessoas a faixa presidencial, neste domingo (1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou para uma multidão de centenas de milhares de pessoas no parlatório da sede do governo.
Diante da ausência de Jair Bolsonaro, que fugiu para os Estados Unidos, o novo chefe do Executivo cumpriu o rito tradicional acompanhado de pessoas que representam o povo brasileiro: estavam com Lula o menino Francisco Carlos do Nascimento e Silva, de 10 anos, morador de Itaquera, em São Paulo (SP); Aline Sousa, catadora de materiais recicláveis; Cacique Raoni, uma das lideranças indígenas mais respeitadas do mundo; Wesley Rocha, metalúrgico; Murilo Jesus, professor; Jucimara Santos, cozinheira; Ivan Baron, jovem LGBT que tem paralisia cerebral; e Flávio Pereira, artesão.
Em seu discurso, Lula afirmou que "a alegria toma posse do Brasil, de braços dados com a esperança", e se emocionou ao falar da volta da fome no Brasil e sobre seu compromisso em reduzir as desigualdades sociais.
O Discurso do Presidente
"Quero começar fazendo uma saudação especial a cada um e a cada uma de vocês. Uma forma de lembrar e retribuir o carinho e a força que recebia todos os dias do povo brasileiro – representado pela Vigília Lula Livre –, num dos momentos mais difíceis da minha vida.
Hoje, neste que é um dos dias mais felizes da minha vida, a saudação que eu faço a vocês não poderia ser outra, tão singela e ao mesmo tempo tão cheia de significado:
Boa tarde, povo brasileiro!
Minha gratidão a vocês, que enfrentaram a violência política antes, durante e depois da campanha eleitoral. Que ocuparam as redes sociais, e que tomaram as ruas, debaixo de sol e chuva, nem que fosse para conquistar um único e precioso voto.
Que tiveram a coragem de vestir a nossa camisa e, ao mesmo tempo, agitar a bandeira do Brasil – quando uma minoria violenta e antidemocrática tentava censurar nossas cores e se apropriar do verde- amarelo, que pertence a todo o povo brasileiro.
A vocês, que vieram de todos os cantos deste país – de perto ou de muito longe, de avião, de ônibus, de carro ou na boleia de caminhão. De moto, bicicleta e até mesmo a pé, numa verdadeira caravana da esperança, para esta festa da democracia.
Mas quero me dirigir também aos que optaram por outros candidatos. Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim. (...)."
(Clique Aqui para ler a íntegra do discurso do Presidente Lula).
Nenhum comentário:
Postar um comentário