Por que "O Aprendiz" está por trás das vitórias de Trump e João Doria Jr.?
Por Wilson Ferreira
Há alguns anos, através da minha esposa, conheci uma pessoa que era amiga comum dela e de seus amigos desde os tempos de escola. Era fã de heavy metal e classic rock, o que o tornava amigo de toda aquela turma de roqueiros. Mas também tinha conceitos políticos que, de tão radicais, costumavam fazer todos rirem nos encontros em festas e churrascadas, principalmente depois de alguns copos de cerveja.
Era capaz de defender seriamente Hitler, alegando um complô judaico internacional, amaldiçoar o feminismo e levantar teses sobre pureza racial e a necessidade da expulsão dos nordestinos de São Paulo. Ninguém o levava a sério, pois, de tão supostamente datadas ou ultrapassadas, suas ideias tinham um quê de humor “trash”. Era o “malvado favorito” da turma, capaz de misturar essas teses bizarras em animadas conversas sobre bandas como Rush ou Black Sabbath.
Pessoas como essas sempre estiveram por aí, falando sozinhas ou para poucos, à espera de uma tradução política que deem a elas voz e reconhecimento.
Pois esse momento chegou! Através de tipos outrora obscuros, que viviam no baixo clero parlamentar ou nas sombras do dia-a-dia. Hoje, ganharam as luzes da mídia, tais como os bolsonaros, felicianos, membros da chamada “bancada da bala, da Bíblia e do boi” no Congresso, aliados de primeira hora no golpe político brasileiro; até chegarmos a uma nova extirpe de políticos que não são políticos, mas personagens midiáticos: Doria Jr., em São Paulo e, agora, Donald Trump, eleito presidente dos EUA.
Doria Jr. com o tipo do bom moço cujo discurso pragmático de gestão esconde uma política urbana elitista; e Trump com o discurso de segregação e intolerância de muros e barreiras sanitárias.
Personagens de “O Aprendiz”
Mas há entre eles um capital midiático comum, muito mais do que mera coincidência: o reality show televisivo O Aprendiz. Mediante esse programa, tanto Doria Jr. quanto Trump criaram para si mesmos personagens palatáveis para a opinião pública: de um lado, o “coxinha” da cashmere; e do outro, o bilionário desbocado que demite incompetentes.
Muito mais do que mera coincidência, o denominador comum que os une é um verdadeiro evento sincromístico: o reality O Aprendiz criou a narrativa necessária que daria verossimilhança àquelas ideias que, em tempos mais “pacíficos”, nunca foram consideradas dignas de preocupação. No máximo, inspiravam vergonha alheia.
Se shows como Big Brother exploram o voyeurismo de espionar as mazelas de pseudo-celebridades, reality shows como No Limite (Survivor) e O Aprendiz (The Apprentice) lidam com algo mais duro do psiquismo que se aproxima da famosa fórmula psicológica que definiria o fascismo segundo o filósofo Theodor Adorno: “Aquele que é duro contra si mesmo adquire o direito de sê-lo contra os demais e se vinga da dor que não teve liberdade de demonstrar, que precisou reprimir” (“Educação após Auschwitz” In: Theodor W. Adorno – coleção grandes cientistas sociais, São Paulo: Ática, p.39).
Da competição ao sobrevivencialismo
Franquias como Survivor e O Aprendiz lidam com a extrema “competitividade” em situações limites onde a dor auto-impingida está numa proporção direta da força que deve ser desferida contra o competidor.
Nem mais podemos falar em “competitividade” – falar em “competição” ainda implicava em algum princípio ético ou moral que regulava as ações. Na verdade, são reality shows nos quais luta-se pela sobrevivência, e não mais pela vitória. Numa cultura onde provas como “Iron Man” fascinam executivos e CEOs de empresas, o paradigma da competição é substituído pelo da luta pela sobrevivência – engolir a própria dor para, na primeira oportunidade, descontá-la no outro devido ao endurecimento tanto muscular quanto de caráter.
Não é à toa que em situações de crise econômica, decepção e aversão à política nas quais a dor procura o bode expiatório mais próximo (afinal, essa é a psicologia social do fascismo, o grande legado do século XX), discursos sem escaramuças como o de Trump caem como uma luva.
Quem é Mark Burnett?
Mas é na trajetória do criador e produtor desses programas, Mark Burnett, que podemos encontrar sincronismos entre a vida pessoal, a narrativa desses reality shows e os seus subprodutos mais famosos: Doria Jr. e Donald Trump.
A estratégia de Burnett foi criar um caldo cultural que conectou sua experiência de vida com os shows televisivos que ele idealizou e produziu.
Nascido em Londres, filho de pais ingleses operários católicos e presbiterianos, Mark Burnett, 56, é um militar reformado da divisão de paraquedistas das Forças Armadas britânicas. Serviu o país na Guerra das Ilhas Malvinas, contra a Argentina em 1982.
Burnett é atualmente a figura mais poderosa no mercado de reality shows televisivos. Ele mudou-se para os Estados Unidos com apenas 200 dólares no bolso. Um amigo ajudou Burnett a arrumar seu primeiro emprego como babá e empregado doméstico na casa de uma rica família em Beverly Hills.
Com seus conhecimentos militares tentou trabalho numa empresa de segurança mas descobriu que era mais rentável vender t-shirts com motivos militares em Venice Beach: “Eu não tinha educação e nem capital e a solução mais simples foi vender camisetas na praia com baixo custo”, disse à revista Forbes em 2014 – clique aqui.
Morando e trabalhando em uma praia tão badalada na Califórnia, Burnett acabou fazendo amizades com produtores de mídia, que o levaram, em 1991, a um reality de aventura na TV francesa, o Raid Gauloises, que lhe deu a ideia de um novo conceito de show televisivo. Em 1995 lançou na TV a cabo o show Eco Challenge – quatro dias de corrida e aventura - que seria o embrião do futuro Survivor.
O seminal “O Aprendiz”
Em 2002, a gravação da final do Survivor, no Central Park em Nova York, trouxe a ideia de um reality mais urbano. Cansado das gravações em lugares remotos do mundo e com dois filhos em casa, Burnett percebeu que era hora de passar mais tempo em casa.
Para Burnett, Trump seria a figura perfeita para esse novo show, porque era “maior do que sua própria vida”. Juntos, na Trump Tower, Burnett discutiu longamente com o empresário o projeto de um novo show, chamado The Apprentice.
“Trump é alguém que você jamais gostaria que fosse seu inimigo”, disse Burnett certa vez. E parece acreditar nisso. Apesar das diversas especulações durante a corrida eleitoral de que ele tinha a possibilidade de destruir Donald Trump (Burnett teria diversas sequências retiradas das edições de The Apprentice com flagrantes de misoginia, intolerância, racismo e homofobia de Donald Trump), o produtor do reality jamais confirmou a existência de tais vídeos.
O fato é que os sucessos eleitorais de Doria Jr., e agora de Donald Trump, demonstram o quanto esses atuais reality shows com supostas lições morais edificantes sobre a importância da dor e sobrevivência estão sintonizados com a atual sensibilidade cultural embrutecida pela crise política e econômica.
A psico-esfera do fascismo
É tido e sabido que historicamente a psicologia de massas do fascismo sempre foi o ponto de fuga para as crises sistêmicas provocadas pelo próprio Capitalismo. O derretimento dos mercados financeiros em 2008, a subsequente crise da zona do Euro e as ondas de choque batendo forte desde o ano passado no Brasil criaram as condições sócio-econômicas para o desfecho atual que acompanhamos.
Nessa pesada psico-esfera passam a ser valorizadas as narrativas de superação, sobrevivencialismo e busca dos bodes expiatórios em quem possam ser vingadas a dor mitigada e engolida a seco por todos.
O gênio de Mark Burnett conectou as lições da vida pessoal aos personagens que criou para seus shows. Donald Trump no país de origem (e indiretamente Doria Jr. numa franquia de The Apprentice comercializada para um país qualquer na América do Sul) é o produto político mais acabado dessa contrarreação à crise sistêmica.
Supostamente a vitória de Trump teria sido uma reação dos norte-americanos injustiçados pela globalização, que perderam seus empregos para alguma linha de montagem qualquer na Ásia repleta de mulheres e crianças exploradas.
Porém, assim como Doria Jr., ironicamente Trump é tributário de um típico produto midiático da globalização: um subproduto do gênero reality show especializado em lições de vida sobre dor, superação e sobrevivência.
Postagens Relacionadas |
(Fonte: Cinegnose - AQUI).
Nenhum comentário:
Postar um comentário