quarta-feira, 2 de julho de 2014

O BRASIL E A COLISÃO DE PESQUISAS


"A imprensa, a TV, as rádios que tocam notícia não deixam que nos enganemos. O nosso desânimo é total, o pessimismo nos imobiliza, o desemprego nos alarma, estamos todos reduzidos a desastres humanos e o país chafurdado na vergonha do seu fracasso. A Confederação Nacional da Indústria, a sádica CNI, ainda tem a perversidade de pagar mais uma sondagem para nos dizer que, nos últimos dias, afundamos mais ainda em nossa humilhação.

Aí vem uma pesquisa internacional, a Gallup World Cup –diz a informação que feita 'em mais de 130 países'– e traz esta conclusão: pela oitava vez consecutiva, o Brasil 'está no topo' em satisfação com a vida nos futuros cinco anos. Com a nota 8,8 na média da opinião dos brasileiros, em escala que vai de 0 a 10 para a 'felicidade futura'.

Estou tão desanimado, como o país todo, que não tenho disposição para qualquer comentário sobre o conflito das duas visões e, muito menos, sobre sua causa."





(Jânio de Freitas, analista político, em tópico da coluna 'Salve-se o estômago', jornal Folha de São Paulo, edição de 29 de junho, aqui.
A ironia é um dos condimentos essenciais na preparação de um bom texto - arte em que Jânio de Freitas é mestre).

Nenhum comentário: