quarta-feira, 3 de abril de 2013

DESCUPE, OPS, DESCULPE


Não pedir desculpas pode deixar pessoas mais felizes

Por Fernando Moreira


Errar é humano. E não se desculpar pelo erro também é. E pode deixá-lo mais feliz.

Um estudo publicado na revista "European Journal of Social Psychology" destrói a ideia de que assumir a culpa por um erro faz a pessoa se sentir melhor.

Os pesquisadores Tyler G. Okimoto, Michael Wenzel e Kyli Hedrick entrevistaram 228 americanos e pediram que eles recordassem algo errado que haviam feito. A maioria se lembrou de fatos triviais, mas houve quem trouxesse à tona coisas sérias, como roubo.

"Descobrimos que a recusa de se desculpar pode fazer as pessoas se sentirem bem e, em alguns casos, melhores do que se tivessem pedido desculpa", relatou Okimoto.

Na última etapa da pesquisa, os participante tiveram que escrever um e-mail se desculpando ou se negando a se desculpar pelos seus erros declarados.

A análise feita pelos pesquisadores apontou que os que não quiseram se desculpar se sentiram muito melhor do que aqueles que decidiram se retratar.

"Quando você se recusa a se desculpar, isso o faz se sentir com mais poder", explicou Okimoto.

Ironicamente, os que decidiram não se desculpar terminaram a pesquisa com aumento do sentimento de integridade. (Fonte: aqui).

................
"Quando você se recusa a se desculpar, isso o faz se sentir com mais poder". E mais: há "aumento do sentimento de integridade". 
Com esta postagem, inauguramos a série vãs irrelevâncias acompanhadas de apressadas conclusões.

Nenhum comentário: