.
Entrega da estatueta do guerreiro Omama faz parte de uma campanha que busca conscientizar o mundo para os perigos do garimpo ilegal
A associação yanomami Urihi lançou uma campanha junto com a agência publicitária DM9 com o objetivo de conscientizar artistas de Hollywood sobre o garimpo ilegal de ouro. A ação aproveita a onda do Oscar e propõe entregar uma estatueta de Omama, muito parecida com o famoso prêmio do cinema americano, para os vencedores deste ano.
Omama é considerado pelos yanomamis como guerreiro, criador e protetor do seu povo.
A principal diferença da estátua para o Oscar, no entanto, é que a peça é feita de madeira e não banhada a ouro, como um modo de conscientizar dos malefícios decorrentes do garimpo ilegal.
"Ao carregar este ouro em suas mãos ou pescoço nos próximos dias, você também tem a oportunidade de se posicionar em frente a milhões de pessoas e pedir para o mundo todo o fim do garimpo ilegal do ouro", afirma Júnior Yanomami, o presidente da associação Urihi.
Ele ainda explica os impactos do garimpo ilegal: "o ouro ilegal é garimpado com mercúrio. Litros e mais litros são despejados nos nossos rios, matando nossos animais, matando nossas florestas, matando nosso povo".
Lilia Schwarcz
Nenhum comentário:
Postar um comentário