Cientistas descobrem uma bactéria que "produz" ouro em segundos
Segundo estudo publicado na revista britânica Nature Chemical Biology, cientistas descobriram uma bactéria que a bactéria Delftia acidovorans solidifica o ouro líquido e cria estruturas sólidas complexas similares a pepitas. Ela faz isso para se proteger do ouro, metal que possui efeito bactericida.
A citada bactéria secreta uma molécula, chamada de delftibactina, capaz de precipitar os íons do ouro em suspensão na água para criar estruturas sólidas complexas, similares àquelas que encontramos nas pepitas de ouro, explicou Nathan Magarvey, da Universidade McMaster de Hamilton, em Ontário, no Canadá, que chefiou a pesquisa.
O processo ocorre em apenas alguns segundos, em temperatura ambiente e em condições de acidez neutra. Dito de outra forma, a delftibactina supera em laboratório os produtos atualmente usados na indústria para produzir nanopartículas de ouro, destacaram os cientistas. (Fonte: aqui).
................
O chiste bocó é inevitável: quem diria que um dia as galinhas dos ovos de ouro seriam desbancadas por mísera bactéria...
Nenhum comentário:
Postar um comentário