sexta-feira, 30 de abril de 2010

O MAIS BAIANO DOS BAIANOS


Há 96 anos, nascia Dorival Caymmi, o mais baiano dos baianos da MPB. Cantor, violonista, compositor, ator e pintor. Caymmi faleceu em 16.08.2008. 'Maracangalha' foi composta e divulgada em 1956. 'Eu vou pra Maracangalha, eu vou, (...) se Anália não quiser ir, eu vou só...".

Capa do bolachão:  LAN.

ECOS DA LISTA DA TIME



Ser um dos 25 líderes mais influentes do mundo é um feito, embora se saiba que a elaboração de listas é medida pautada em critérios estritamente editoriais, ou seja, com base em juízos 'interna corporis'. 

A primeira notícia deu conta de que Lula era o número um. Em seguida, a grande imprensa brasileira afirmou haver colhido da Time a informação de que não há um ranking, mas tão somente a escolha dos 25 líderes.

Por que, então, o resto do mundo continuou teimando que Lula é o número um? Agência France Press, Agência Europa Press, Agência Latina Press, Agências EFE, ANSA e AGI, jornal El País, jornal ABC, jornal Corrieri Della Sera - todos insistem com o Lula na cabeça. Por quê?

Vejamos. Em 2008, a Time colocou o Dalai Lama no topo. O mundo inteiro repercutiu (e a China, ao que consta, não se dispôs a pressionar a revista buscando minimizar o brilho de seu desafeto). Em 2009, a deferência coube a Edward Kennedy. Repercussão geral. Tudo normal: nenhum questionamento.

Eis que agora somente a grande imprensa brasileira fez o 'esclarecimento'. Seria de bom tom que se apressasse em emitir circular determinando a suas coirmãs mundo afora que se abstenham de botar o Lulão como rei do pedaço. 

A grande imprensa brasileira é impagável, diria o Dalai Lama.

VIETNAFEGAN


Há 35 anos, chegava ao fim a Guerra do Vietnã, amarga experiência norte-americana, e nos vêm à mente o uso do napalm (desfolhante químico que destruia vegetação e incendiava pessoas), os massacres e a destruição completa de aldeias (como My Lai) e a empáfia do General Westmoreland, comandante da tropa - que, em coletiva, disse singelamente que para os vietnamitas morrer não era tão dramático como a cultura ocidental considerava, e que, em decorrência, os massacres não deveriam ser encarados com tanto rigor.

Cartum: Samble.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O COLECIONADOR


Personagem do Ano (El País), Homem do Ano (Le Monde), Estadista Global (Fórum Econômico Mundial), Promotor da Paz e do Direito (UNESCO), Um Dos 25 Líderes Mais Influentes do Mundo (revista Time) etc.

O contraponto é a capacidade criativa dos detratores. A mais recente pérola dá conta de que o mundo inteiro está aparelhado e cooptado pelo Lula. Os detratores, além de criativos, são bastante divertidos.

De Michael Moore, cineasta e escritor norte-americano, autor, entre várias obras, de 'The Stupid White Man':

“A grande ironia da presidência de Lula – ele foi eleito para o segundo mandato em 2006 e servirá até este ano – é que enquanto ele tenta impulsionar o Brasil para o Primeiro Mundo com programas sociais como o Bolsa Família, destinado a acabar com a fome, e planos para melhorar a educação disponível à classe trabalhadora, os EUA se parecem a cada dia mais com o Terceiro Mundo”.

Moore disse que a concentração de renda nos Estados Unidos está aumentando e ameaça deteriorar a condição econômica dos mais pobres. “Nós, nos EUA, em contraste onde a população 1% mais rica detém mais riqueza financeira do que o conjunto dos 95% mais pobres, estamos vivendo em uma sociedade que está rapidamente se tornando parecida com o Brasil da era Fernando Henrique Cardoso para trás”.

Michael Moore, na qualidade de mortal comum, sabe que 'nadie es perfecto', mas que é preciso reconhecer os méritos de quem os tem. No que age com pertinência.

A ANISTIA E OS TORTURADORES (III)


Por 7 votos contra 2, o Supremo Tribunal Federal acaba de considerar improcedente a ADPF 153, que pleiteava o não enquadramento, na Lei da Anistia (n° 6.683/79), dos crimes comuns praticados por agentes do Estado no período de setembro de 1961 a agosto de 1979.

Votaram pela procedência parcial da Arguição os ministros Ricardo Lewandowski e Carlos Ayres Britto.

Algumas das sustentações ministeriais deixaram evidenciada a possibilidade de instauração de Comissão da Verdade, caso venha a ser aprovada pelo Poder Legislativo. Tal Comissão dará ensejo - além do conhecimento das circunstâncias que cercaram ilícitos penais como tortura, sequestros, estupros etc - ao 'julgamento moral' dos responsáveis por excrescências diversas ao longo do regime autoritário.

ENQUANTO ISSO, EM 1979...


Revendo a balzaquiana charge, faço um reparo: onde se lê 'mas essa dose foi incompleta!', leia-se 'mas essa dose foi desvirtuada!'.

HITCHCOCK, 30 ANOS


Alfred Hitchcock. Cineasta. 13.08.1899 - 29.04.1980.

HITCH, O OLHO DE LINCE DO SUSPENSE.

GRITO LUZILANDENSE


A absurda questão do acesso a Luzilândia, bela cidade do norte do Estado, chegou ao limite. Há meses se convive com o caos.

Os sites Luzilândia.com e Luzilândiaonline (links ao lado) trazem matérias detalhando o drama.

Carência de empresa habilitada para a recuperação da via de acesso à cidade? Necessidade de novo processo licitatório? Tenta-se compreender. Mas desde quando tal entrave se arrasta? 

Detalhe curioso: a diretora Kareninna Eulálio, do DER, mediante contato telefônico com reconhecido jornalista televisivo da Capítal lamenta que a prefeita de Luzilândia não tenha mantido contato com seu gabinete - quando o razoável seria o contrário: ao DER é que competiria apressar-se em expor o problema e apontar a alternativa e prazo de solução.

Que tudo se resolva o quanto antes.
................
Foto:  Portal Luzilândia.com

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A ANISTIA E OS TORTURADORES (II)

O relator da ADPF 153, ministro Eros Grau, acabou de proferir o seu voto quanto à definição sobre se a anistia contempla os crimes comuns praticados por agentes do Estado no período da repressão política.

A Arguição pleiteia que os torturadores não possam ser beneficiados, mas o voto do ministro foi contrário ao atendimento. 

Na explanação, Eros Grau alinhou argumentos antes citados pelo Procurador-Geral da República e Advogado Geral da União, além do ex-ministro Sepúlveda Pertence (que, à época do parecer OAB - agosto 1979, denominou a anistia como 'indulto coletivo').

O julgamento prosseguirá amanhã.

A ANISTIA E OS TORTURADORES (I)



A Convenção Americana de Direitos Humanos, ou Pacto de San José da Costa Rica, foi celebrada pela OEA Organização dos Estados Americanos em novembro de 1969, e em julho de 1978 entrou em vigor.

O Brasil, que ratificou o Pacto em 1992, somente em 1998 reconheceu a competência da Corte Interamericana de Direitos Humanos (o tribunal cuja decisão paira sobre os tribunais nacionais).

O crime de tortura (inafiançável e insuscetível de graça ou anistia) é tratado pela Constituição Federal vigente (desde 05 de outubro de 1988) em conformidade com as diretrizes do Pacto de San José.

A Lei de Anistia (n° 6.683, de 28.08.79) cuidou dos crimes políticos ou crimes eleitorais praticados entre 02.09.1961 e 15.08.1979. É a famosa "anistia ampla, geral e irrestrita", que animou todo o Brasil no início da derrocada dos amargos "anos de chumbo".

Mas a pergunta é: os praticantes de tortura estão contemplados por essa Lei? O Pacto de San José não deveria prevalecer? Daí a ADPF Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n° 153, de outubro de 2008, neste instante analisada/deliberada pelo STF.

Um sinal do quanto o tema é controverso: em agosto de 1979, a OAB, por seus dirigentes Sepúlveda Pertence e Seabra Fagundes, emitiu parecer dando conta de que a Lei de Anistia "perdoava tanto uns como outros", ou seja, a anistia era efetivamente ampla, geral e irrestrita - até para os torturadores. O parecer foi aprovado pelo Conselho Federal da OAB, endossado pelo Instituto dos Advogados Brasileiros e enviado ao Senado Federal.

Dá muito pano pra manga. Convindo lembrar que na esfera penal a lei só retroage ('vale' também para o passado) para beneficiar o réu (no caso, os agentes da repressão).

8° SALÃO DO LIVRO DO PIAUÍ (II)


(Adelaida) Laidi Fernández de Juan estará em Teresina para o 8° SALIPI. Ver post abaixo.

Laidi é médica e escritora. É autora dos seguintes livros de contos: 'Dolly y otros contos' (1994 - prêmio Pinos Nuevos), 'Oh vida' (1998 - prêmio Luis Felipe Rodriguez) e 'La hija de Darío' (2005 - prêmio Alejo Carpentier), bem como da novela 'Nadie es profeta' (2006).

8° SALÃO DO LIVRO DO PIAUÍ


Caricatura eleita para o 8° SALIPI. O autor é João de Deus Netto, blogueiro e fino desenhista (blog JenipapoNews - link ao lado; no Jenipapo há o link para o blog literário Picinez, também do Netto).

A retratada é (Adelaida) Laidi Fernández de Juan, médica e escritora cubana, que comporá o time de palestrantes do evento. Dados sobre Laide no post acima.

O 8° SALIPI será realizado no período de 31 de maio a 06 de junho, no complexo Praça Pedro II: ela, Theatro 4 de Setembro, Clube dos Diários e Central de Artesanato Mestre Dezinho.

O escritor picoense João Nonon de Moura Fontes Ibiapina (14.06.1921 - 10.04.1986), consagrado autor de "Chão de Meu Deus" e "Brocotós" (contos, 1958 e 1961, respectivamente), entre outras obras, será o homenageado do Salão.

O SALIPI também oferecerá homenagem à escritora Rachel de Queiroz (centenário de nascimento) e ao escritor, diplomata, político e abolicionista Joaquim Nabuco (centenário de falecimento), e contará com palestras dos escritores Cristóvão Tezza, Milton Hatoum e Pedro Bandeira - além, obviamente, do lançamento de obras variadas.

Pleno êxito ao SALIPI.

terça-feira, 27 de abril de 2010

SOBRE O MERCOSUL


Segundo fontes fidedignas, o candidato José Serra, conquanto considere que o Mercosul mais atrapalha do que contribui, nega que deseje extingui-lo; pretende tão-somente levar a efeito algumas singelas modificações, a exemplo da acima exposta.

O BRASIL NA IMPRENSA ESTRANGEIRA


A exposição do Brasil na grande imprensa estrangeira aumentou 65% no primeiro trimestre deste ano, com a maior parte das reportagens chamando atenção para o fato de o País estar despontando como um jogador importante na comunidade internacional, segundo pesquisa da agência de comunicação Imagem Corporativa.

O número de reportagens sobre o Brasil em grandes jornais, revistas e agências de notícias do exterior aumentou de 671 no primeiro trimestre do ano passado para 1.111 em período equivalente de 2010, das quais 82% são positivas.

O jornal estrangeiro que mais citou o Brasil no primeiro trimestre foi o britânico Financial Times, com 257 reportagens. Por sinal, o correspondente do diário no País, Jonathan Wheatley, adiantou ao Radar Econômico que publicará no dia 6 de maio mais um caderno especial sobre o Brasil – o terceiro em cerca de seis meses – desta vez sobre infraestrutura.

Depois do Financial Times, os que mais citaram o Brasil foram o argentino Clarín (com 127 menções), o norte-americano The Wall Street Journal (116) e o chileno El Mercurio (103).

A maior parte do conteúdo sobre o Brasil nesses jornais se refere à economia, dividida pela pesquisa em temas como: o País como “player internacional” (28,7% das menções), empresas ou executivos brasileiros (20,3%), o País como local de investimento (16,6%); comércio exterior (9,4%) e negócios (5,5%). (...)
 
Fonte: Estadão.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

MICROCONTO: 'O FISCO'


- Acredite, você está vendo coisas. Diga algo, rapaz!

- Nada a declarar.

HAWKING E OS ALIENÍGENAS


O renomado físico britânico Stephen Hawking sugeriu que os seres humanos devem evitar fazer contato com seres extraterrestres.

(...)  Hawking diz que é "perfeitamente racional" acreditar que pode existir vida fora da Terra, mas adverte que os alienígenas podem simplesmente roubar os recursos do planeta e ir embora.

"Se os alienígenas nos visitassem, as consequências seriam semelhantes às (que aconteceram) quando (Cristóvão) Colombo desembarcou na América, algo que não acabou bem para os nativos", afirma. (Veja abaixo).

"Nós só temos que olhar para nós mesmos para ver como vida inteligente pode evoluir para alguma coisa que não gostaríamos de encontrar."

No passado, foram enviadas sondas para o espaço levando artefatos com diagramas e desenhos mostrando a localização da Terra.

Hawking diz que a probabilidade matemática é de que existam seres vivos em outros lugares do universo mas "o verdadeiro desafio é imaginar como poderia ser a aparência dos alienígenas". (...)

................
Stephen Hawking, cosmólogo inglês de 68 anos, desde os 24 vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo, preservando as funções cerebrais), é autor, entre outros, de "Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros" e "O Universo Numa Casca de Noz".
................
Tudo bem, o tema é instigante. Confesso, porém, que não entendi por que razão o físico foi tão categórico ao sustentar (vide acima, em negrito) que os alienígicas teriam de ser necessariamente espoliadores e neoliberais. A não ser que o fracasso seja inexorável, como se depreende da leitura da frase seguinte. Mas algo me diz que Hawking foi movido por excesso de pessimismo... 

domingo, 25 de abril de 2010

OLD CARTOON


O Amigo da Onça, criação imortal de Péricles.

ALEMÃES RICOS QUEREM PAGAR MAIS IMPOSTOS


Um grupo de alemães ricos lançou uma petição sugerindo ao governo que cobre mais impostos dos cidadãos do país com mais dinheiro.

Eles dizem ter uma fortuna maior do que necessitam e que os recursos adicionais arrecadados poderiam financiar programas econômicos e sociais que ajudariam a Alemanha a se recuperar da crise financeira global.

O grupo calcula que o governo poderia arrecadar 100 bilhões de euros se os alemães mais ricos fossem taxados em 5% por dois anos.

A petição conta com 44 assinaturas e será apresentada à chanceler Angela Merkel.
................

Entreouvido nos altos escalões tupiniquins detentores de grandes fortunas: "Esses chucrutes estão pensando o quê? Que dinheiro nasce em árvore?!"

sábado, 24 de abril de 2010

OPRIMIDOS MIDIÁTICOS


- Precisamos de um paladino dos oprimidos midiáticos!

- ?!

- É que é exatamente isso o que se observa na grande mídia: um dos mais notórios oprimidos é o Direito de Resposta. Com o fim da lei de imprensa, então, o caos se instalou: tem até juiz negando direito de resposta sob o argumento de que tal prerrogativa não mais existe. Idiotice total, mas isso vem ocorrendo.

- Incrível!

- Outro oprimido é o Arquivo de Pesquisa Eleitoral. O 'dono' da pesquisa pinça os dados que lhe interessam e esconde o danado do arquivo. À exceção dos números da estimulada, o que for negativo pro dono e seus parceiros não é disponibilizado. Os números da pesquisa espontânea, por exemplo, só chegam ao público dias depois. Verdadeiro absurdo.

- De fato.

- Mais um oprimido: o Erramos. Quando quem errou se dispõe (note o arbítrio!) a reconhecer que errou, o faz como bem entende: reconhece no todo ou em parte, distorce a versão, põe o texto em letras microscópicas num rodapé qualquer...

- Tudo bem, amigo, mas tudo isso aí poderia ser resolvido numa boa se o Direito fosse observado.

- Ih, cara, você parece desconhecer que ele também anda meio oprimido.  

O BRASIL E A CRISE MUNDIAL


Um estudo divulgado nesta sexta-feira pela fundação alemã Bertelsmann diz que o Brasil está entre os países que reagiram de maneira mais efetiva à crise financeira internacional e elogia os programas sociais (...).

A pesquisa mostra como 14 países desenvolvidos e em desenvolvimento reagiram à crise, entre eles Brasil, Alemanha, China, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Índia e Turquia. Um grupo de especialistas analisou a rapidez e a eficiência das medidas tomadas pelos governos para estabilizar a economia de cada país.

(...)

O estudo elogia o modo como (o Brasil) estabilizou as finanças do Estado e controlou o setor bancário durante a crise. Além disso, a demanda interna teria ajudado o país a contornar a crise. Isso se deveria em parte às reformas e aos programas sociais do governo Lula, que teriam aumentado a renda média dos brasileiros, permitindo um aumento do mercado consumidor, diz a pesquisa.

Outro ponto positivo para o Brasil teria sido o mercado de ações regulamentado, menos afetado pelas especulações com títulos hipotecários americanos que deram origem à crise mundial.

Quanto aos países industrializados, a pesquisa mostra que a Alemanha combateu melhor os efeitos da crise do que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, que teriam reagido tarde demais.

Comentário:  os juízos manifestados quanto ao Brasil não causam surpresa. Apenas acrescento como fatores que marcaram o sucesso do país: o fato de as regras dos Acordos da Basileia I e II terem prevalecido no setor bancário desde o seu advento, a expansão do crédito estatal (BNDES, CEF, BB etc), a diversificação das parcerias comerciais no governo Lula (África, Ásia...), com notabilíssima expansão dos negócios com Mercosul e Caribe, a desoneração fiscal e o PAC. 

"Ah, mas esse negócio de Bolsa Família é um baita Bolsa Esmola! O abjeto Mercosul só serve pra atrapalhar! Esse tal de PAC não passa de simplória lista de obras!, etc, etc, etc!!!", estrila a oposição, enquanto a grande mídia se finge de desentendida quanto às conclusões do estudo acima. E assim la nave va.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A INSPIRAÇÃO DA CAPA


Passeando pelas imagens de Munch, no Google, deparei com o quadro acima, publicado em 2004 no blog  http://abrangente.blogspot.com/ , cujas atividades foram encerradas em 2007.

Consta que a inspiração da Veja para a capa mais recente foi a revista Time, que estampou  o então candidato Obama em pose idêntica à de Serra. Agora fiquei na dúvida.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

FIM DE REINADO


Chega ao fim o reinado absolutista de Gilmar Mendes, o ministro que subverteu pilares da magistratura. Exemplo: conceder, monocraticamente, dois habeas corpus seguidos a um mesmo pleiteante, pisoteando súmula do STF que vedava a concessão do segundo deles. Outro: falar fora dos autos.

Sobre o segundo exemplo, aliás, Mendes sustentou recentemente que "falar fora dos autos é missão institucional".

Algo me diz que o ministro César Peluso, novo presidente do STF e do CNJ, vai dar contundentes lições a Gilmar. O problema é que ele certamente não estará a fim de aprender.

O MAPA DO PIB


É verdade que o índice de elevação do Produto Interno Bruto 2010 previsto pelo FMI para o Brasil bate o dos EUA, da Rússia, do Japão e da Zona do Euro (potências europeias).

É verdade que o índice de elevação do PIB previsto para o Brasil é o terceiro melhor do mundo, só perdendo para China e Índia.

É verdade que isso se deveu ao fortalecimento do mercado interno via programas sociais,  desoneração fiscal e aumento real do salário, expansão do crédito a cargo dos bancos estatais (enquanto a banca privada se retraiu), ampliação dos parceiros no comércio exterior e investimentos do PAC.

É verdade que, a despeito de tais méritos, analistas iluminados da grande mídia entendem que o Brasil 'não é destaque', devendo, muito pelo contrário, 'se cuidar pra não entrar em maus lençóis'.

É verdade que os iluminados continuam chateadíssimos com essa situação, putos relativamente ao tal Estado planejador/indutor e torcendo contra o quanto podem - mas, evidentemente, tentando disfarçar o sentimento sombrio que lhes invade a alma.

É verdade que esse tipo de comportamento midiático não deveria mais causar espécie.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

BATENDO O BUMBO



MICROCONTO: O ELITISTA ARREPENDIDO SAIU CORRENDO ATRÁS DE SUA VAIDADE, QUANDO DE REPENTE O SALTO ALTO QUEBROU.


A MONTANHA PARIU, COM ESTARDALHAÇO, POMPA E CIRCUNSTÂNCIA, UM RATO E UM ENORME EGO DE RATO.


OXÍMORO ENVIESADO: ASSASSINO DE REPUTAÇÃO É ELEITO IMORTAL DA ACADEMIA.


ENTREOUVIDO NA BLOGOSFERA: 'A FRAUDE FOI VULCÂNICA, MAS O INSTITUTO É EXPERT NA PRODUÇÃO DE CORTINA DE FUMAÇA'.

NIEMEYER, 1960


DAQUI A 50 ANOS
FESTEJAREMOS COMOVIDOS
MALGRADO OS DESENGANOS...

terça-feira, 20 de abril de 2010

OLD MAD TELL


Em março de 1963, eu lia Tarzan, Kit Carson, Buck Jones, Príncipe Valente, a turma do Disney, Fantasma, Zorro caubói e Zorro da marca e mais um monte de mocinhos. Mad, só bem depois. Mas, como se vê, o humor era de primeira.

UMA NOTA SOBRE CREDIBILIDADE


Está cada vez mais enrolada a questão das pesquisas realizadas pelo Datafolha em março e abril. Alterou bases e pesos, chegando a resultados completamente destoantes de seus próprios percentuais anteriores e dos apresentados pelos demais institutos (Vox Populi, Sensus e Ibope).

Presentemente, caso admita o erro, se desmoralizará por inteiro. Se insiste na metodologia, ficará na incômoda situação de pregar sozinha no deserto.

Corrijo-me: não no deserto, uma vez que o Jornal Nacional há dias anunciou que, à vista de seus critérios de seleção de fontes(!), somente os números do Datafolha e do Ibope é que serão por ele divulgados.

Resta ver se o Ibope vai embarcar na canoa do Datafolha. E se algum dia o Tribunal Superior Eleitoral permitirá que a TV Globo só divulgue o que lhe aprouver, em se tratando de pesquisas eleitorais.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

DIA DO ÍNDIO


MEU DIA É ASSIM:
UM DIA QUALQUER
BEM CURUMIM

BABEL DO NANI


Naquelas priscas eras, a violência já imperava. Milênios depois, foram criadas as eleições diretas, e em seguida os institutos de pesquisa. Não é apropriado, em vista de tais particularidades, relacionar o assalto acima a aparentes manipulações estatístico-eleitorais ora em curso.

Apropriado mesmo é dizer que o humor cortante de Nani está cada vez mais afiado. Novo endereço: http://www.nanihumor.com/ .

sábado, 17 de abril de 2010

BABEL ELEITORAL


Dia 03, o Vox Populi afirmou: Serra, 34%, Dilma: 31%.

Dia 13, o Sensus sustentou: Serra, 32,7%, Dilma, 32,4%.

Hoje, 17, o Datafolha declarou: Serra: 38%, Dilma: 28%. (!!!).

Na próxima semana, o Ibope se manifestará.

Até outubro, quando enfim ouviremos a voz das urnas, muita água poluída rastejará por baixo da ponte.

CULTURA ÚTIL


Cineas Santos e Josy Britto em 2009, na comemoração dos 15 anos da Casa da Cultura. Acabo de saber que Cineas e Josy prosseguem em seu trabalho na Fundação Cultural Mons. Chaves e Casa da Cultura. Ótima notícia.

Vamos que vamos, irmãozinhos.

Foto: Dodó Macedo.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

OLD PHOTO, FATOS ATUAIS


Millôr Fernandes e o jornalista e crítico musical José Ramos Tinhorão. Década de 1970, provavelmente na redação do O Pasquim.

Tinhorão, ora com 82 anos, jornalista desde o início dos anos 50, doou todo o seu acervo ao Instituto Moreira Salles, do Rio de Janeiro. E que acervo! São mais de 12 mil discos, 14 mil livros, além de revistas, filmes, cartazes, fotos e folhetins de cordel, colecionados ao tempo em que trabalhava no jornal Diário Carioca, depois no Jornal do Brasil, Correio da Manhã, revistas O Cruzeiro, Veja e Nova, TVs Excelsior, Globo, TVE RJ e Cultura SP, e colaborava com O Pasquim e as revistas Senhor, Visão e Seleções.

O Instituto Moreira Salles festejou em 13 abril a doação recebida, expondo peças do acervo e acolhendo jornalistas, escritores, músicos e amigos em geral de Tinhorão, que lançou dois livros: 'A música popular que surge na era da revolução' e 'Crítica cheia de graça', e teve lançada sua biografia: 'Tinhorão o legendário', da jornalista e escritora Elizabeth Lorenzotti (Elizabeth cuida do excelente blog Viva Babel - link ao lado - e é nossa amiga do Portal Luis Nassif).

Foto: Duayer.

SOBRE FALÁCIAS (I)


Discursos passionais, editoriais ensandecidos, debates acalorados, análises distorcidas, eis o abrigo aconchegante das falácias. Lógica pode faltar, maus propósitos não. Em ano eleitoral, sai de baixo.

Algumas das falácias:

.Falácia AD HOMINEM (argumento contra a pessoa)....insultar o oponente buscando enfraquecer e desacreditar a argumentação dele. "A acusação de Arruda contra mim não merece crédito; ele foi cassado e preso".

.Falácia AD HOMINEM TU QUOQUE....argumento contra a pessoa, centrado no 'você também'. "Maluf me acusa de corrupto, e apresenta provas segundo ele robustas. E ele?!"

.Falácia NON SEQUITUR (literalmente: 'não se segue que')....as premissas são plausíveis, mas não guardam sintonia com a conclusão. "O Arruda foi cassado e preso; a acusação dele contra o Maluf não merece crédito". "Confessamos que a ficha da ministra Dilma foi obtida de e-mail fajuto que há tempos circulava na web; logo, não podemos confirmar, tampouco negar sua autenticidade".

ADICIONEI HÁ POUCO


Fernandes, caricaturista finíssimo, sempre dando o ar de sua graça nos recentes Salões Internacionais de Humor do Piaui, além de brilhar em publicações diversas no Brasil e no exterior.

http://caricaturasfernandes.blogspot.com/ .

quarta-feira, 14 de abril de 2010

BOLA EM JOGO


A Copa vem aí, e o site http://www.donquichotte.org/ , da Turquia, está cheio de craques.

SAUDADE DO PODER


“Não nos deixemos enganar [sobre ser] possível existir formas de democracia que sejam consequência da manipulação pelos poderosos. Poderosos podem ter vindo até de baixo. Em geral os que mais manipulam vêm de baixo. Os ditadores, em geral, não são os que vêm de cima, vêm de baixo”.


(Fernando Henrique Cardoso, em palestra de 13 de abril, em Porto Alegre-RS. FHC não citou nomes, mas os aplausos da massa cheirosa deixaram evidente a quem aludia. Do alto de sua popularidade no Brasil e reconhecimento no exterior, Lula poderia dizer que o que vem do alto não o atinge...).

BEIJO DA CAPIVARA


Parque Nacional Serra da Capivara. Região Sudoeste do Piauí. Cidade polo: São Raimundo Nonato, a cerca de 530 km de Teresina. Área: 129.000 ha. Perímetro: 214 km. Vestígios da presença do homem até cerca de 100.000 anos. Mais de 900 sítios arquelógicos; pinturas rupestres em cerca de 660 deles.

Entre as pinturas, a acima.

FILIGRANAS A GRANEL


A compulsão por substituir palavras é um troço irresistível. Sempre foi assim, desde os primórdios. Em crônica dos anos 1970, 'Que País é Este?', discorro sobre o assunto, que naquele tempo já era antigo. Qualquer dia resgatarei tal matéria (resgatarei!!, eis a palavra! É que a crônica está em cárcere privado, amordaçada!!).

Mas vamos ao que interessa: um texto pinçado (!) do blog do Luis Nassif, escrito por Antonio Francisco:

(Nos chamados Juizados Especiais) trocaram os nomes de “Autor” e “Réu” para “Promovente” e “Promovido”. Os nomes anteriores passavam a ideia de superpoderes ao “autor” – assim como impunham um desgaste imediato à constituição do processo e, independentemente do julgamento final, ao “réu”.

Mas não deixa de ser engraçado (ou seria trágico?) observar que providências dessas de trocar nomes de coisas no Brasil são mais do que hábito: médicos não dizem que fulano vai morrer, mas que vai a óbito; bunda foi substituida por traseiro ou bumbum, para ser escrita nos jornais e falada nas TVs; menor não é “preso”, mas “apreendido”, e por aí vai.

Espera-se que o “promovido” nesses processos não fique se achando.
.
Em resumo: tudo como dantes no quartel de abrantes.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

SALÕES NA PAUTA


As inscrições para o Salão Medplan serão aceitas até o dia 22, e as do Salão MAD, até o dia 25. O tempo ruge.

Regulamentos: MEDPLAN:  http://www.medplan.com.br/;  MAD:  e-mail: infobrazilcartoon@gmail.com; site:  http://brazilcartoon.com/ .

Temas:  Medplan: sedentarismo.  MAD: livre.

domingo, 11 de abril de 2010

VEJA O CRITÉRIO


A revista Veja trata São Paulo e Rio de Janeiro de modo díspare: os transtornos infligidos a São Paulo em fevereiro se deveram tão-somente ao mau humor de São Pedro, enquanto os trágicos acontecimentos verificados no Rio de Janeiro decorrem basicamente da desídia administrativa em todas as instâncias, e estamos conversados.

Pra ser criterioso, reconheço: nenhuma surpresa.

(A partir de post do blog do jornalista Luis Nassif, que se reportou a matéria divulgada no blog abaixo citado).

http://blogdoonipresente.blogspot.com/ .

VEJA O CRITÉRIO (II)


No dia 06 de abril, o cartunista Fred Ozanan publicou o desenho acima em seu blog. A charge foi divulgada também pelos sites ChargeOnLine e BrazilCartoon - e possivelmente outros espaços.

Pode ter sido coincidência, mas a capa da revista Veja de 14 de abril (nas bancas no sábado, 10, ou domingo, 11 - veja acima) é cópia escancarada da ideia do Fred.

Superinteressante, Veja!

Blog do Fred:  http://fredcartunista.blogspot.com/ .

BEATLEMANIA, 1963


Beatlemania:
quarenta e sete anos
e um dia

O BLOG DOS SETE DÍGITOS


Todo dia é dia de visita ao blog do Solda (link ao lado). 

Texto, imagem, cartum, charge, está tudo lá, temperado de visão cáustica e bom humor.

Parabéns, Soruda san e parceiros.

sábado, 10 de abril de 2010

O SOM DO TRILHOS



Há meses sem o som do Trombone e Cia. no Espaço Trilhos e, pior, sem quaisquer perspectivas de retomada das atividades, resta-nos curtir um pouco a performance de Emyllia Santos (sax) e Vando Barbosa (trombone) quando da visita a Teresina do virtuoso trombonista Zé da Velha e seu parceiro Proveta. A música é 'Revelação', de José Festa, e a exibição ocorreu em julho de 2007.

Nos bons tempos, o Trilhos nos reservava som de primeira, ar livre, pista de dança e papo regado a cerveja caprichada. Good times, girl!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

DO TELECOTECO


Além da voz afinada, Paula Morelenbaum tem autenticidade. Singulariza o repertório. Transcende a Bossa Nova.

O novo cd traz os acordes de uma orquestra (big band) alemã, e nele Paula 'bossanovou' um timaço: Ivan Lins, Lennon e McCartney, Tom Jobim, Heitor Villa Lobos, Baden e Vinicius...

Por falar em Vinicius, Paula abre uma das canções citando trecho de 'o que é Bossa Nova?', do poetinha: "Bossa Nova é mais um olhar do que um beijo... É mais um recado do que uma mensagem."

Estamos todos a fim de ouvir o recado da Paula.

SOBRE PESQUISAS ELEITORAIS


É a tal coisa: o sujeito não acredita em pesquisa eleitoral mas não deixa de dar uma olhada na dança dos percentuais. 

No momento, Datafolha e Vox Populi se digladiam na corrida presidencial: a primeira divulgou números destoantes da tendência até então observada, falha detectada pelo Vox em pesquisa posterior. Ambos os institutos, claro, sustentam a pertinência de seus números.

Tudo isso acontece no universo da pesquisa estimulada, em que o pesquisado é confrontado com uma lista contendo nomes de (pré) candidatos.

Mas há quem só ligue mesmo para os números obtidos a partir da pergunta: 'se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?'. É a pesquisa espontânea, estranhamente desprezada pela grande mídia.

Vale registrar as espontâneas mais recentes: IBOPE: Dilma 14% X 10% Serra;  Datafolha: Dilma 12% X 8% Serra;  Vox Populi: Dilma 16% X 12% Serra.

As espontâneas parecem pertinentes...