quarta-feira, 31 de março de 2010
PICLES BUMBADOS
Pré-candidato ganancioso só pensa no pós-tudo.
O DEUS DO CONSUMISMO ESPERA QUE CADA UM COMPRE O SEU DEVER.
Tudo o que é demais é demasiado, inclusive o excesso.
DA DISTRAÇÃO NASCE A LUS.
Nada mais enigmático do que o imponderável.
TODAS AS ISENÇÕES SÃO IGUAIS PERANTE OS TRIBUNAIS DE EXCEÇÃO.
Felicidade Nacional Bruta, quantos Estados Mínimos prometem cometer em teu nome!
OBJETO NÃO-VOADOR IDENTIFICADO
Ponte João Isidoro França. Mestre Isidoro: primeiro mestre-de-obras da Vila Nova do Poti, ora Teresina. Parceiro-mor do conselheiro José Antônio Saraiva. Arquiteto, engenheiro, urbanista português, traçou linhas mestras da Capital no período de 1848 a 1852.
terça-feira, 30 de março de 2010
SANTO REMÉDIO
Da Agência Estado: uma pesquisa feita pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que a cerveja, assim como as verduras de cor escura, tem vitamina B9 (conhecida como ácido fólico ou folato). A vitamina é importante no combate à anemia e doenças cardiovasculares.
(Não é à toa que as melhores cervejas do mundo tenham sido produzidas inicialmente em mosteiros medievais - conforme dão conta registros diversos e até catálogos, como um ilustrado por Jaguar, de onde pincei o desenho em destaque. A geladinha é sagrada).
segunda-feira, 29 de março de 2010
ASTRUD
Astrud Gilberto nasceu em 29.03.1940, em Salvador. Com Stan Getz, encantou o mundo com Garota de Ipanema e a suavidade da Bossa Nova. Mora em Nova York desde os anos sessenta, e continua a cantar. A capa acima é de um de seus discos, de 1977.
Parabéns, dizemos todos, cantando alegremente, o João no coral, certamente.
LITURGIA DO EX-CARGO
É zero a possibilidade de o ex-presidente Bush criticar publicamente o presidente Obama. O mesmo se observa relativamente a Clinton versus Bush. Ex-presidente, nos EUA, observa com rigor a liturgia: fica na dele.
Aqui, sai de baixo: Fernando Henrique Cardoso escreve matérias quilométricas para desqualificar o governo Lula, e está sempre alerta para falar o que lhe vem na telha quanto a seu desafeto. FHC, ao que parece, passa o dia a roer e a remoer inconformidades.
Recentemente, frisou que Lula é o primeiro presidente a ser multado duas vezes pelo TSE em face de propaganda antecipada.
Em matéria eleitoral, FHC dá aula: violentou a Constituição Federal ao impor (após comprar) a reeleição, sem consulta popular e sem escrúpulos - e dela ser beneficiário direto e único. Incrível, mas no Brasil isso foi possível.
FHC, logo ele, em vez de ficar na dele, foi falar em corda. Enforcando-se - e à liturgia.
domingo, 28 de março de 2010
VIVA GLAUCO!
Dizem que para um avião cair, precisa haver a coincidência de pelo menos 5 erros. Parece ser também o caso da triste e violenta morte do cartunista Glauco e de seu filho Raoni ocorridas na semana passada.
Não cabe a nós aqui, agora, listar quais os erros que culminaram nesse drama de tamanha proporção, nem buscar os culpados de mais uma tragédia como tantas que acompanhamos diariamente nos noticiários.
Talvez este seja o momento de listarmos os acertos, especialmente porque foram conduzidos pelo talento e pela coragem. Uma coragem inconsciente, é verdade, mas ainda assim coragem. O Glauco não sabia fazer de outra forma porque era movido quase que instintivamente a agir e criar sem as amarras ou limitações sociais que norteiam o mundo adulto. Ele criava como se fosse uma criança e fazia assim porque era o que ele tinha que fazer.
Em 1978 eu estava terminando o colegial, era um aspirante a ilustrador, cartunista e acompanhava a segunda fase do Pasquim, a reforma gráfica do Jornal da Tarde e, claro, a página Vira-Lata publicada no suplemento Folhetim, da Folha de S.Paulo e editada pelo Angeli.
Lá estavam, além do próprio Angeli, Laerte, Alcy, Nilson, Jotinha e outros que aproveitavam o início da abertura política para espinafrar o que ainda sobrava da ditadura militar. Era um humor pesado, rancoroso e engajado. Era.
Nesse ano surgiu nas páginas do Vira-Lata um outro desenho, um outro humor. Aliás, um humor engraçado, leve, cheio de movimento e delicadeza. Era o Glauco que trazia novos ares e um espírito que iria mudar de vez a forma de se trabalhar a charge e o cartum na imprensa brasileira. Esses cartuns não respeitavam nada. O preso passava o pé na bunda do guarda, a menina deixava escapar na mesa do almoço que fizera um aborto dias atrás ou que tinha vários namorados, o defensor do feminismo pedia para a namorada pagar a conta do restaurante e o guardinha de trânsito botava ordem no cruzamento onde havia uma passeata vindo de cada lado.
O peso de se fazer uma charge desaparecia e se tornava algo prazeroso e divertido.
De 79 a 81 tive o prazer de passar algumas madrugadas acompanhando o fechamento das edições do Folhetim na sala onde também estavam o Fortuna, Faustinho, Maringoni, Luiz Gê.
Em 1983 ele passou a publicar o Geraldão na sessão de tiras do jornal. O primeiro de uma série memorável de personagens que passariam a fazer parte da história dos leitores da Folha assim como de milhares de jovens que passavam a consumir o novo quadrinho que surgia.
Em 1985 voltei a encontrar o Glauco na redação. Pouco depois ele passaria a fazer as charges. "E aí, panga?" Era como ele chegava nos colegas antes de desfiar um rosário de piadas e expressões sempre particulares e muito engraçadas. Eram, muitas vezes ingênuas, quase infantís mas sempre imprevisíveis e, provavelmente, não há pessoa que tenha trabalhado ou convivido com ele que não tenha pelo menos uma dezena de pequenas histórias tendo o Glauco como personagem.
Gênio, amigo, figurinha carimbada, nosso John Lennon, não importa. O que fica agora é sua obra, a capacidade de contar a mesma piada centenas de vezes e de ela ser sempre boa, o talento de ter conseguido empurrar ladeira abaixo velhos padrões de comportamento e de conseguir com seu traço econômico que nosso mundo, o dos leitores, se tornasse muito melhor.
A Exposição
28 artistas amigos, colegas ou que tiveram o trabalho diretamente influenciado pelo Glauco fazem uma sincera homenagem ao talento do cartunista assassinado em meados do mês de março.
Cada um se apropria, a seu modo, do espírito anárquico de personagens como Geraldão e Dona Marta para expressar seu carinho e admiração pelo artista. Entre eles, Pelicano, seu irmão e também cartunista.
“Fala, Panga!” era a maneira como Glauco se dirigia aos amigos, especialmente os da redação.
Serviço:
A pizza do Babbo é ponto tradicional de encontro de desenhistas na capital paulista, trazendo mensalmente exposições de artistas gráficos de vários estilos e tendências.
abertura dia 30 de março de 2010
a partir das 20h
até 30 de maio
de terça a domingo, das 18h às 23h30
Orlando Pedroso
sexta-feira, 26 de março de 2010
BUSH 'FIGUEIREDEIA' NO HAITI
NÃO FIZ NADA DE NOVO:
PLAGIEI O LANCE DO CHEIRO DE CAVALO
SER PREFERÍVEL AO DO POVO
(Desenho: Anita Kunz, 2003).
TRÊS DO SHAW
VIRTUDE É TENTAÇÃO INSUFICIENTE.
GOSTO DA CONVALESCENÇA. É A PARTE QUE FAZ A DOENÇA VALER A PENA.
Não há amor mais sincero do que o pela comida.
(George Bernard Shaw; 1856-1950;
dramaturgo, crítico e ensaista irlandês).
quinta-feira, 25 de março de 2010
PICLES IMPOLUTOS
MAIS SUJO DO QUE PAU DE GALINHEIRO CLANDESTINO.
Na votação da ficha-suja, não causará surpresa proposta de emenda de flexibilização do termo "suja".
CONDENAÇÃO POR DECISÃO COLEGIADA, SIM. É QUE O MELIANTE, SOZINHO, VALE POR UMA QUADRILHA.
Certas condutas ilibadas não passam de mutretas libidinosas.
CORRUPTO CONTUMAZ TENTA POSTERGAR A VOTAÇÃO DA FICHA-SUJA: "VOU EMPURRAR ESSA VOTAÇÃO COM A BARRIGA DE MEUS ASSECLAS!"
........
(Ilustração pinçada de site de
movimento pró ficha limpa).
PAPO DE PORTUGAS
A Grécia faz escola: Portugal foi rebaixado pelas agências de risco. Deficitário, desce a ladeira. Isso foi agora, mas há meses o que se vê em sites portugueses são 'vira-latices' à pampa: o orgulho português virou ficção. Eis aí uma pequena mostra. Infelizmente, não consegui o nome do autor do desenho, um dos incontáveis macambúzios ibéricos (sim, ibéricos, pois a Espanha também treme na base - mas aí já é outro papo).
quarta-feira, 24 de março de 2010
terça-feira, 23 de março de 2010
SAUDÁVEL VITÓRIA
Gerações políticas, desde Theodore Roosevelt (1901-1909) até Bill Clinton (1993-2001), tentaram, sem êxito, aprovar projetos de reforma do sistema de saúde norte-americano. Barack Obama conseguiu.
32 milhões de americanos que não têm plano de saúde doravante passarão a ter cobertura médica, o que aumentará para 95% o percentual de americanos com menos de 65 anos contemplados pelo "SUS" estatal dos EUA. Os mais velhos já são atendidos pelo sistema Medicare.
Todos os deputados do Partido Republicano votaram contra o projeto. Obama impôs contundente derrota ao egoísmo secular.
LUZILÂNDIA NA ROTA DAS EMOÇÕES
Luzilândia integra a Rota das Emoções (veja post abaixo).
A cidade é atraente e acolhedora. Ficará melhor quando as vias de acesso forem aprimoradas, a estratégica ponte Piauí/Maranhão for enfim concluída, houver formação de mão-de-obra qualificada e bancos oficiais lançarem (no tempo oportuno) campanhas agressivas para investimentos no setor turístico.
........
(Foto: Portal Luzilândia.com)
ROTA DAS EMOÇÕES
Está sendo lançada em Parnaíba, nesta data, a versão final do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística Meio-Norte, contemplando a Rota das Emoções (Delta do Parnaíba, Lençóis Maranhenses e parte da Costa do Sol Poente, Ceará).
O que se pretende é fortalecer a infraestrutura turística dos 77 municípios componentes da Rota das Emoções (22 do Maranhão, 33 do Piauí e 22 do Ceará), com ênfase em transporte, educação e saúde, inserindo-os de modo racional na dinâmica realidade da maior indústria do mundo.
A iniciativa envolve 26 ministérios e órgãos federais, e secretarias dos Estados beneficiados, sob a coordenação dos ministérios da Integração Nacional e do Turismo.
Que a ideia e as ações prosperem.
MUITO PRÉ-SAL POR NADA?
Depois de passeatas, lágrimas a cântaros e aplausos para parlamentares responsáveis pelas novas regras de repartição dos royalties do Pré-Sal, constata-se que a Emenda Ibsen é inconstitucional, visto que embasada na Lei Complementar 62/89, que disciplina o art. 159 de CF, definidor do rateio do Fundo de Participação dos Estados.
É que em fevereiro passado o STF decidiu pela inconstitucionalidade da LC 62, dando um prazo de 36 meses para que os parâmetros de rateio sejam ajustados aos ditames constitucionais. Mas a Emenda Ibsen não estaria contemplada em tal regalia. É, em decorrência, natimorta.
Onde estava a assessoria jurídica da Câmara dos Deputados, que permitiu à Comissão de Constituição e Justiça e à própria Câmara embarcarem nessa? Certamente poderá alegar que a análise da matéria foi efetuada antes de fevereiro. Por que, então, não se apressou em alertar os deputados após a decisão do STF?
Ao que tudo indica, a Emenda Ibsen não passou de mau soneto.
segunda-feira, 22 de março de 2010
CEM ANOS DO SAMURAI
O cineasta Akira Kurosawa nasceu em Tóquio em 23.03.1910. Antes de se dedicar ao cinema, foi pintor e ilustrador - e bom ilustrador, a ponto de, anos depois, ele mesmo desenhar cenas diversas de seus filmes, especialmente paineis sobre batalhas.
Quando tinha 18 anos, Kurosawa foi surpreendido pelo suicídio de uma de suas irmãs, quatro anos mais velha, que trabalhava como "benshi" (narradora de cinema mudo) e não resistiu à extinção de sua profissão. Superada a crise (mas não a 'compulsão', que quatro décadas adiante irromperia), tempos depois foi contratado como assistente de direção; estreava, enfim, no cinema, que exercitou até o fim, em setembro de 1998.
Ligado em história, no perfil dos samurais, na busca da verdade e na honra do ser humano, dirigiu mais de trinta filmes. Entre 1950, quando ganhou o Leão de Ouro do Festival de Veneza com "Rashomon", e 1990, em que foi homenageado com um Oscar pelo conjunto da obra, recebeu vários outros prêmios em festivais como os de Berlim e Cannes, em face de filmes consagrados, com destaque para "Dersu Uzala", "Os Sete Samurais", "Ran" e "Kagemusha, a Sombra de um Samurai".
Na foto acima, o Samurai troca figurinhas (!) com Francis Ford Coppola, no início dos anos noventa.
domingo, 21 de março de 2010
GRANDES MULHERES DO ZIRA
O Veríssimo, ontem, 18, no Globo, falou sobre o Glauco e sobre os outros dois da famosa trinca “Los Tres Amigos” da Folha de São Paulo. Ele afirmava que “depois da Semana de Arte Moderna, ninguém tinha feito literatura paulista como os cartunistas.” Ele estava se referindo aos três meninos da Folha. Adorei ter ouvido essa afirmação partida do Veríssimo que, além de bem informado (helás!) é um cara atento para o que se passa à nossa volta. É que há algum tempo escrevi por aí que a Rebordosa do Angeli era a maior figura feminina da literatura brasileira. Falei claro: literatura. Assustei alguns amigos, que me interpelaram: “E a Capitu? E a Maria Moura? E a Ana Terra? E a Gabriela do Jorge mais a Madalena do Graciliano?”
Tudo bem, elas são ótimas, mas é que ninguém pode imaginar que vá encontrar na história-em-quadrinhos, nas tiras diárias de um jornal, um personagem literário com a dose de humanidade de uma Madame Bovary, por exemplo, com toda aquela complexidade, todo aquele horror e êxtase da existência humana.
Tem um negócio no folclore literário chamado “o eterno feminino” que é, em síntese, a revelação de todas as contradições da chamada condição feminina. Pois isto está, linda e competentemente, contido na construção em duas magníficas personagens da HQ: a Rebordosa e a Grauna do Henfil (olha o Henfil entrando com força nessa história). Além de elas serem a coisa mais mulher que um artista pode imaginar, as duas foram expressões fantásticas de seu tempo. É isso aí.
(Interessante, menino Ziraldo. Mas, limitando-nos à Capitu, observamos: Rebordosa tem 25 anos, Capitu, de Dom Casmurro, 111. "Dá pra confrontar não, mano, é muito chão", diria Rê).
MUDAR É PRECISO
Que a união e a mudança reinem na APMP, e que ela de fato contribua para que o Ministério Público do Piauí "seja fonte de orgulho para todos os seus membros e obtenha, da sociedade piauiense, o reconhecimento que deve e precisa ter".
Parabéns, Flávio Abreu e parceiros!
sábado, 20 de março de 2010
SARAIVADA NOS PÉS
Com a permanência do governador Wellington Dias, o que se constata é que houve sobra de tiros nos pés.
Na chamada base, o acordo foi atropelado com pompa e circunstância: antes da reunião fatal, pré-candidato já se arvorava de escolhido, ignorando solenemente o fator pesquisa, certamente o principal item posto na bandeja. A volúpia não brinca em serviço.
Na oposição, não houve como disfarçar a estupefação ante a decisão de WD. De repente, favas contadas estavam fora do prato. E agora?
Há quem julgue que ontem foi um dia especial na política do Piauí. Foi mesmo.
PALESTINA, ATÉ QUANDO?
- Agora é pra valer.
- Por que tanta convicção?
- Pela primeira vez, ONU, União Europeia, EUA e Rússia se uniram e deram um ultimato a Israel: ele terá dois anos para tornar viável o Estado Palestino.
- O prazo acaba em 2012... Você acredita no Calendário Maia?
................
(Cartum pinçado do site
John Murphy For Congress).
O GENERAL QUE PERDEU FERROL
O ditador Francisco Franco governou a Espanha de 1939 até 1975, quando morreu.
Funcionários da cidade de Ferrol, na Galícia, terra natal do Generalíssimo, fizeram nesta sexta-feira um trabalho que vai ficar registrado na história. Eles retiraram das ruas uma série de placas e de monumentos alusivos a Franco, medida que alcança toda a Espanha.
A partir de agora, o general Franco, áulico do fascismo, não será mais considerado, oficialmente, o filho honrado de Ferrol.
O castigo demorou um bocado. É que veio a cavalo.
sexta-feira, 19 de março de 2010
DA SÉRIE "SAUDADE DE BETTY FRIEDAN"
DICAS DE PORTUGUÊS
(Pinçado de uma aulinha do UOL).
FRASE INCORRETA:
É preciso tornar mais rigorosas as normas e os critérios para a captação de recursos.
(Looooooooooonga explanação sobre adjetivos, predicativos, adjuntos adnominais...)
FRASE CORRETA:
É preciso tornar mais rigorosos as normas e os critérios para a captação de recursos.
CONCLUSÃO:
No universo gramatical, nada a opor. Mas é inevitável pensar: "na vida real, as feministas radicais deveriam chiar".
quinta-feira, 18 de março de 2010
CRIST E A CRISE GREGA
Aris Malandrakis es un periodista griego, vive en Atenas, hizo una nota muy particular sobre la crisis que vive su pais. Pidio a varios humoristas dispersos por el mundo una interpretacion del fenomeno. Llego a mis manos un ejemplar de la revista, observen que bonito queda mi presentacion en griego.
Para se habilitar ao ingresso na União Europeia, a Grécia fez acrobacias contábeis de todo tipo, com a colaboração de grandes bancos americanos. Agora, pilhada em impedimento, está amargando uma baita crise, juntamente com outros países, como Espanha e Portugal.
Um jornalista grego, Aris Malandrakis (algum parentesco com o Mandrake?), colheu análises sobre a crise grega mundo afora, feitas por humoristas. A apresentação de Crist foi redigida em grego, e o cartunista gostou muito, sugerindo que a leiamos.
Chamem o Mandrake. Pra traduzir a apresentação do Crist - e ajudar a Grécia a sair dessa.
quarta-feira, 17 de março de 2010
EGO MONUMENTAL
Monumento à vaidade exacerbada e à volúpia do poder, na visão de Albert Piauí. Definitivo.
O blog do Albert consta nos links ao lado.
PIMENTINHA 65
Jair está por aí, serelepe, brilhando firme e forte. Elis, se estivesse, estaria completando 65 anos nesta data. O disco, clássico da MPB, é de 65 (não registrei o ano por inteiro - 1965 - só para reforçar a coincidência).
Números à parte, o que importa é que ambos continuam na bossa de todos os tempos da MPB.
Quanto ao 'Pimentinha', trata-se de epíteto com que Vinicius de Moraes brindou a estrela, em tempos que antecederam as águas de março.
DUAYER DO PASQUIM
(As namoradeiras - foto de Duayer).
Duayer é um cartunista lembrado com satisfação por todos os que tiveram (tivemos) a 'graça' de curtir o semanário O Pasquim. Seu traço, simples e duro, curiosamente tornava as ideias mais impactantes, a ponto de algumas sacadas perdurarem até hoje na memória.
Há um detalhe que me escapou ao longo dos anos: o Duayer é também fotógrafo, e várias de suas fotos rechearam O Pasquim.
Após rodar por várias publicações e ter cartuns publicados em livros até pelo exterior, o cartunista decretou sua aposentadoria do desenho e passou a mirar tão-somente a fotografia, inaugurando o blog http://duayerfotosdesenhos.blogspot.com/ .
Acontece que dei uma geral no blog e constatei que alguns de seus cartuns antológicos estão lá, bem como ilustrações. Ato contínuo, fiz o que se impunha: apropriei-me de desenhos e fotos, dos quais farei bom uso aqui neste modesto espaço.
Duayer do Pasquim, sim, mas impõe-se seguir adiante: Duayer da lente, sempre da arte.
terça-feira, 16 de março de 2010
KING NO BRASIL
Riley B. King, Blues Boy King, o B.B.King. Mississipi. 84 anos, 40 milhões de discos vendidos, 150 apresentações por ano, 15 filhos - e uma guitarra chamada Lucille.
OS FATOS E AS VERSÕES
Preocupada o tempo todo em arrumar sardas pra coçar o Presidente, a Grande Mídia não poupou energia para distorcer e/ou omitir particularidades sobre Israel, Judaísmo e Sionismo. Por exemplo:
1. deu ênfase à "desfeita" de Lula, consistente em sua recusa de visitar o túmulo de Theodor Herzl, "patrono" do sionismo. A pauta montada pela área diplomática já previa a visita ao túmuto de Yitzhak Rabin, pelo lado de Israel, e de Yasser Arafat, pelo da Palestina. Nada mais sensato (exceto para o sionista chanceler Lieberman e, claro, a Grande Mídia).
2. omitiu o fato de que o Brasil que aprovou a criação do Estado de Israel, em 1948, é o mesmo que em 1975, durante o governo do general Ernesto Geisel, subscreveu a Resolução 3.379, mediante a qual a ONU considerou o sionismo (que não deve ser confundido com judaísmo) um movimento racista.
3. "esqueceu" de enfatizar que mais de 100 empresários brasileiros acompanham Lula em sua visita, na esteira do Tratado de Livre Comércio firmado em 2007 pelo MERCOSUL e Israel - e que entrou em vigor em dezembro de 2009.
4. destacou as "críticas de Israel" contra o Brasil relativamente à questão iraniana, fazendo vista grossa (ou quase ouvidos moucos) ao fato de que Lula foi aplaudido de pé nesta segunda-feira, no Knesset.
.....(Ilustração: Paul Klee).
HAICAI DO GONZAGÃO
LÁ, ONDE OS ASTROS SE OUVEM
LÁ, ONDE MORA BEETHOVEN
MORA O REI DO BAIÃO
(Desenho: Luis Trimano; haicai: pinçado de
letra de Petrúcio Amorim).
domingo, 14 de março de 2010
O GRÁFICO DO PIB 2009
.
A Argentina ainda não divulgou seu percentual, mas o México está presente. Argentina e México são países da América Latina que guardam certa similitude com o Brasil. (A Índia, que teve PIB de 5,6%, também não figura no gráfico).
Convém registrar que oBrasil apresenta viés positivo (2% de elevação do PIB no 4° trimestre de 2009), enquanto muitos países, como os da União Europeia, ainda não sairam dos maus lençois.
BREVE CRONOLOGIA LUZILANDENSE
.10 de março de 1890 .... mediante o decreto estadual n° 17, a Fazenda Estreito é alçada à condição de vila. Nasce a Vila de Porto Alegre.
.15 de dezembro de 1938 .... a Vila de Porto Alegre é elevada à categoria de cidade (decreto estadual n° 147).
.30 de dezembro de 1943 .... em face de lei federal, e considerando que Porto Alegre (RS), mais antiga, detinha a primazia, o nome de Porto Alegre foi alterado para Luzilândia (homenagem à padroeira Santa Luzia).
PARABÉNS, LUZILÂNDIA, POR SEUS 120 ANOS!
sábado, 13 de março de 2010
HAICAIS EGOSOLITÁRIOS
A PIOR SOLIDÃO
É A DA
MULTIDÃO
NUNCA ALGUÉM TÃO EGOCÊNTRICO ASSIM:
NO MEIO DA MULTIDÃO GRITA SENHOR
TENDE PIEDADE DE MIM
(O haicai da solidão é
de Paulo Francis).
2012 ANTECIPADO
"(O GOVERNO LULA) TEVE MUITO MAIS ACERTOS DO QUE EQUÍVOCOS... FEZ DOS POBRES MENOS POBRES... O BOLSA FAMÍLIA DEU PODER DE COMPRA AOS POBRES... O AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO, QUE AJUDAMOS A APROVAR NO CONGRESSO NACIONAL, PROMOVE A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA..."
(Senador José Agripino Maia, DEM-RN, líder da oposição ao Governo Lula, em entrevista ao Jornal 96 FM de Natal. O senador aludiu, ainda, a outros êxitos do governo federal, como "a política acertada de crédito", o programa Minha Casa Minha Vida, o "equilíbrio das contas públicas" e a contenção da inflação. Estupefato, um leitor do blog do Ailton Medeiros desabafou: "Pelo jeito, o mundo acabará antes de 2012.")
O PATAMAR LUZILANDENSE
(Foto: Hildengard Meneses/Portal Luzilandia.com).
Imagine a paisagem vista lá de cima. O Parnaíba em destaque, o verde dominando tudo. É a bela Luzilândia.
Imagine a paisagem vista lá de cima. O Parnaíba em destaque, o verde dominando tudo. É a bela Luzilândia.
Juntamo-nos à galera luzilandense há uma semana, na AABB Teresina.
Fotos no luzilandiaonline.com.br.
sexta-feira, 12 de março de 2010
OLD PHOTO
Charlie Parker, the yardbird (agosto 1920, 12 de março 1955), em primeiro plano, trocando figurinhas com Dizzy Gillespie. É o que se pode chamar de encontro de passarinhos, quero dizer, de cobras criadas.
AFTER MAROLINHA
O Produto Interno Bruto do Brasil ficou em - 0,2% ao final de 2009. Foi o sexto melhor índice entre os integrantes do G20.
No BRIC, brilhou a China, com 8,7%, seguida da Índia, com 5,6%. Mas a Rússia amargou - 7,9%.
Na América Latina, os países de porte 'aproximado' do Brasil ficaram assim: Argentina, altamente questionada, ficará em - 2%, e o México teve seu PIB reduzido em - 6,5%.
Leitura: o Brasil se saiu bem: obteve o sexto melhor índice, chegou a 2% no quarto trimestre e a perspectiva é de que seu PIB em 2010 beirará os 6%.
Desde ontem leio matérias e vejo análises na Mídia Grande. O que impera é o "foi um senhor impacto, muito maior do que o de uma marolinha". Ou seja, Lula errou ao falar em marolinha.
Queriam que Lula dissesse o quê? Que seria um tsunami? Que alarmasse a todos? Se a expectativa de marolinha não impediu que o setor privado tirasse o corpo fora (como os bancos privados), um enfoque pessimista iria atrair o caos.
Graças ao setor público o Brasil venceu a crise internacional. As ameaças e desafios persistem, é óbvio. Estar alerta é preciso - até para passar ao largo da galera do contra.
PERDAS (II)
Glauco e Raoni não foram mortos por bandidos, mas por um ex integrante de um grupo religioso que Glauco dirigia, ligado ao Santo Daime.
Baita lástima.
PERDAS
(Glauco, revista Careta, 1983)
Mataram Glauco Villas Boas e seu filho Raoni. Na noite de ontem, bandidos invadiram sua casa, em Osasco, grande São Paulo.
Acompanho o trabalho do cartunista Glauco desde meados dos anos 1970, no jornal Folha de São Paulo e revistas vendidas em banca: Geraldão, Geraldinho, Dona Marta, Casal Neuras, Doy Jorge...
À mulher dele, Beatriz Galvão, e filhos o nosso abraço.
quinta-feira, 11 de março de 2010
EL GRAN TRIMANO
Quando começamos a ler Planeta, Argumento e publicações afins, lá pelos anos 1970, Albert Piauí chamava a atenção para a qualidade do trabalho do ilustrador Luis Trimano.
Trimano é argentino, e está no Brasil desde 1968. Circulou com desenvoltura pela imprensa alternativa, inicialmente em São Paulo, como ilustrador e caricaturista. Em 1974 estabeleceu-se no Rio de Janeiro. O livro acima foi publicado em 1997.
Eis um craque à altura do Salão Internacional de Humor do Piauí.
Blog do Trimano: http://trimano.blogspot.com/ .
BILHETE AZUL
O bilhete acima foi dirigido em 2009 ao vice-reitor (hoje reitor) Carlos Alberto Pereira, da Universidade Estadual do Piauí, em face de ele haver aderido à corrente política contrária à reitora.
Segundo o reitor, as dívidas não honradas da UESPI com fornecedores e prestadores de serviços alcançam R$ 7,7 milhões, sem perspectivas de normalização em prazo razoável. A instituição está praticamente impedida de dar curso a suas atividades.
É o que se pode chamar de estilo reprovável em todos os sentidos.
VERDE VIOLENTADO
Relatório da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Teresina dá conta de que a Capital conta com 104 (cento e quatro) lixões a céu aberto.
Ao que consta, a empresa responsável pela coleta de lixo vem recolhendo sua grana sem atropelos.
quarta-feira, 10 de março de 2010
STF DE VOLTA AOS AUTOS
O ministro Cezar Peluso foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. O mandato vai de abril 2010 a abril 2012.
Doravante, estão abolidos os habeas corpus em série, as cenas de quase pugilato, as acusações infundadas e as chamadas às falas. É a expectativa geral.
Um bom indicativo: o ministro Peluso exercita um princípio básico da magistratura: juiz só deve falar nos autos.