(As namoradeiras - foto de Duayer).
Duayer é um cartunista lembrado com satisfação por todos os que tiveram (tivemos) a 'graça' de curtir o semanário O Pasquim. Seu traço, simples e duro, curiosamente tornava as ideias mais impactantes, a ponto de algumas sacadas perdurarem até hoje na memória.
Há um detalhe que me escapou ao longo dos anos: o Duayer é também fotógrafo, e várias de suas fotos rechearam O Pasquim.
Após rodar por várias publicações e ter cartuns publicados em livros até pelo exterior, o cartunista decretou sua aposentadoria do desenho e passou a mirar tão-somente a fotografia, inaugurando o blog http://duayerfotosdesenhos.blogspot.com/ .
Acontece que dei uma geral no blog e constatei que alguns de seus cartuns antológicos estão lá, bem como ilustrações. Ato contínuo, fiz o que se impunha: apropriei-me de desenhos e fotos, dos quais farei bom uso aqui neste modesto espaço.
Duayer do Pasquim, sim, mas impõe-se seguir adiante: Duayer da lente, sempre da arte.
O Duayer esteve entre nós, em Teresina, pela Fundação Nacional do Humor por mais de uma vez durante o Salão de Humor do Piauí, lembra?
ResponderExcluirCara amiga,
ResponderExcluirConfesso que não me recordo. Participei de todos os salões, mas entre 1997 e 2005, quando trabalhei em outras plagas, houve anos em que não pude vir a Teresina, limitando-me a mandar os desenhos pelo correio.
De qualquer modo, valeu a informação.
Grato pela visita.
Um abraço.
Ô Dodó...cê anda esquecido, hein?! A gente se conheceu aí, durante um salão de humor. O ano? Hiii...esqueci.Rs...92,93,94,95 por aí.
ResponderExcluirE obrigado pelas palavras.
Grande abraço
Duayer
E pra Laureni,também.
Meu velho,
ResponderExcluirJuro que me deu um branco. Veja só: lembro até hoje de muitos de teus cartuns, mas não de você. Quem sabe se você nos velhos tempos tivesse feito um autorretrato... (risos).
Não adianta eu tentar enrolar: é a idade! Ra ra ra!
Abração pra você... e Laureni