terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ERRATA DE PIB


Em post recente - aqui -, informamos que o Produto Interno Bruto 2012 havia sido corrigido para 1,5%. Equivocamo-nos. Segundo o IBGE, o percentual foi de 1,0%.

Quanto a 2013, no terceiro trimestre houve queda do PIB em 0,5%. Ruim até demais. Para atenuar, o fato de que o desempenho do segundo trimestre foi elevado para 1,8%. Aqui, post do Brasil 247 em que o ministro da Fazenda aponta perspectivas para o PIB 2013.

Voltando ao PIB do 3º trimestre: o ministro Mantega agiu precipitadamente ao "antecipar" - ontem, 2 - que o percentual seria azul. Em economia, a futurologia é um terreno pra lá de movediço.

Até agora, o PIB 2013 gira em torno de 2,3%. Se se mantiver assim, ou subir um pouco mais, menos mal. (Mas tenho, ainda, 'armazenadas' as estimativas dos economistas Francisco Lopes e Nilson Teixeira, tratadas em posts aqui publicados: PIB em torno de 4%).  

(Nota: o trecho em itálico - logo acima - foi acrescentado momentos após publicado este post. É que, como já observado, em se tratando de PIB surpresas podem acontecer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.