.
'Coupe de Chance', o mais recente filme de Woody Allen.
Woody Allen abusa um pouco do conceito de golpe de sorte nesse misto de thriller de adultério e suspense policial. Tudo começa numa bela tarde parisiense quando Fanny (Lou de Laâge) topa na rua com um ex-colega do ensino médio, que confessa uma longa e enrustida paixão por ela. É o bastante para abalar o status conjugal de Fanny, casada com um rico corretor de investimentos que a mima como a uma esposa-troféu.
Allen joga para o alto qualquer fair play francês para retratar uma oposição esquemática entre os dois homens: o marido esnobe, bajulador e invasivo (Melvil Poupaud) e o escritor de vida modesta mas poética, que traz o apelo dos amores duradouros (Niels Schneider). Coup de Chance (Golpe de sorte em tradução literal) se desenvolve inicialmente como um draminha de traição quase ordinário, não fosse o charme do elenco e das locações.
O filme cresce um bocado na segunda metade, a partir do momento em que o marido começa a desconfiar da situação e a revelar seus piores instintos. Entra em cena, então, a figura sempre desestabilizadora da sogra (Valérie Lemercier), atuando aqui no modo Hercule Poirot.
“Cancelado” por muita gente nos EUA devido a seus problemas familiares, Allen volta a passear por Paris, que não cessa de festejá-lo. Dessa vez, felizmente, ele não incorre nas referências kitsch do estadunidense apaixonado pela cultura europeia, como aconteceu em Meia-Noite em Paris e Para Roma com Amor. Cria um painel razoavelmente divertido de parisienses presunçosos, um vilão sinistro e uma heroína oportunista que denega a realidade.
Em sua etapa criminal, Coup de Chance nos brinda com duas sequências de narrativas paralelas ao som de light jazz que são simplesmente deliciosas. Divertimento sem muita pretensão, mas agradável, sobretudo pelas ironias embutidas em algumas coincidências. Veneno suave. Que a novela Drama na Caça, de Anton Tchekhov, esteja na origem da inspiração de Woody Allen é algo que eu não contestaria. - (Carmattos - Aqui).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu comentário.