sábado, 1 de junho de 2024

"TODOS OS OLHOS EM RAFAH": ENTENDA A IMAGEM DE IA CRITICADA POR "DISTORCER A REALIDADE"

Eis ai uma imagem nua e crua a ser trabalhada, sem artificialismo apelativo divorciado da realidade.


No DCM:
Nos últimos dias, uma imagem gerada por Inteligência Artificial (IA) que mostra acampamentos de refugiados palestinos com a frase “Todos os olhos em Rafah” está sendo compartilhada em uma campanha nas redes sociais. A foto viralizou nas redes após um ataque aéreo israelense no sul de Gaza e já foi republicada por mais de 44 milhões de perfis no Instagram, mas tem gerado críticas.

Um dos motivos de crítica contra a imagem é o fato de ela não mostrar de maneira realista as vítimas dos ataques israelenses. Jornalista brasileiro-palestino e membro da FEPAL (Federação Árabe Palestina do Brasil), Kais Husein afirma que a IA “distorce muito da realidade e faz com que pareça que todo mundo é um bot compartilhando a mesma coisa”.

“O mínimo do mínimo era compartilhar imagens reais da Faixa de Gaza ou até mesmo alguma postagem textual explicando a situação para os seguidores”, avalia. 

Segundo a BBC Árabe, a postagem foi criada por um perfil na Malásia e compartilhada por celebridades da Índia, Paquistão e Porto Rico. O slogan surgiu em fevereiro após uma entrevista de Richard Pepperkorn, representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) nos territórios palestinos.

Na ocasião, ele criticou os ataques das forças israelenses contra o sul de Gaza e afirmou: “Todos os olhos estão voltados para Rafah”. Desde então, autoridades e ativistas têm repetido a frase em publicações nas redes sociais e em protestos.

Consultor de e-marketing e IA, Maher Nammari avalia que a principal razão para a imagem ter viralizado é ela não ter nenhum elemento violento, como sangue, pessoas reais, nomes ou cenas perturbadoras, o que poderia gerar uma restrição de sua distribuição no Instagram.

Apesar do compartilhamento em massa no Instagram, o post tem recebido críticas no X (ex-Twitter). Usuários da rede social dizem que a imagem é “vazia demais” e “tira todo o peso do fato de pessoas terem sido carbonizadas vivas”. (...).

.................
Eis aqui a imagem (reduzida) gerada por IA:


(Para conferir a matéria completa, clique Aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.