sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

ALCKMIN RECONHECE OBRAS DE TORQUATO NETO COMO MANIFESTAÇÃO DA CULTURA NACIONAL

.
Estão reconhecidas como manifestação da cultura nacional todas as obras de Torquato Neto!


As obras do poeta, compositor, cineasta e jornalista piauiense Torquato Neto foram reconhecidas como manifestação da cultura nacional. A lei foi sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (1º).

Segundo o texto, ficam reconhecidas como manifestação da cultura nacional todas as obras de Torquato Neto. Ele teve grande influência na cultura brasileira e foi um dos responsáveis pelo Tropicalismo, movimento cultural de vanguarda que ocorreu, principalmente, na música.

Além de ter trabalhado como  jornalista, Torquato Neto contribuiu para a Música Popular Brasileira (MPB), já que muitos de seus poemas foram transformados em canções.

Torquato Pereira de Araújo Neto nasceu em Teresina, no Piauí, em 9 de novembro de 1944. Morou em Salvador e no Rio de Janeiro. Foi amigo de artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa.

Escreveu canções como “Mamãe, coragem”, interpretada por Gal Costa, “Geleia Geral”, em parceria de Gilberto Gil, e “Pra Dizer Adeus”, na voz de Elis Regina.Tudo

Ele faleceu em 1972, no Rio de Janeiro, aos 28 anos de idade.  -  (Aqui).

.................

Tudo isso e muito mais está no 


"Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida", de meu amigo e compadre Kenard Kruel, recentemente falecido. Certo dia, disse a ele que estava interrompendo a leitura da primeira edição. Só não informei-o de que dera inicio a uma revisão geral da marcante obra. Semanas depois, entreguei ao "Dínamo" (como eu o chamava) um exemplar do livro salpicado de anotações e sugestões (lembro plenamente: ele ia lendo e as lágrimas caindo), as quais ele acatou por inteiro - com uma única exigência: que eu elaborasse o prefácio da próxima e edição do livro. E assim foi feito. 
Viva Kenard! Viva Torquato!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.