O Papa Francisco falou sobre os recentes comentários que fez sobre a condenação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), elogiou a ex-presidenta Dilma Rousseff e disse que para atitudes da extrema direita, o melhor remédio é a justiça social. O pontífice realizou os comentários durante entrevista realizada pelo jornalista Gustavo Sylvestre na emissora argentina “Canal 5 Notícias” (C5N).
Ainda durante a entrevista, Francisco ironizou o possível rótulo de comunista que poderia ser aplicado a ele ao criticar extremistas de direita.
“Padre, você é comunista? Minha carta de identidade é Mateus 25. Leia Mateus 25 e veja se quem escreveu não era comunista. Tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, estive nu e me vestisse. Essa é a regra de conduta”, disse Francisco.
Os comentários positivos sobre as gestões petistas fizeram com que Francisco, recentemente, se tornasse alvo de parlamentares bolsonaristas que acusaram o líder religioso de ser comunista.
“O papa é o representante de Jesus, mas os comunistas que ele apoia não acreditam em Jesus e muito menos em Deus. Qual o objetivo do papa ao dizer que o ‘descondenado’ Lula foi preso injustamente? Difícil seguir esse Papa”, comentou o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) em uma publicação.
(...). Confira na fonte postagem feita no Twitter, não passível de reprodução neste Blog. Mas o original traz o seguinte comentário: "'O trabalho para acabar com o comunismo é extremamente longo e árduo, principalmente quando temos contra nós o maior representante da igreja católica no mundo', afirmou o deputado federal Luiz Lima (PL-RJ), no Facebook."
O líder da Igreja Católica acredita que a extrema-direita seja uma preocupação constante. Para ele, falar sobre justiça social é a melhor maneira de se lidar com políticos e pensadores da ideologia extremista em debates.
“A extrema-direita se recompõe, é curioso. Se recompõe sempre porque é centrípeta (movimento para dentro) não centrifuga (movimento para fora). Não se cria para fora possibilidades de reforma, ela é sempre centrípeta”, explicou. - (Aqui).
................
Bergoglio atuou em periferias latinas desde os primórdios, sempre esteve junto às populações pobres. Bergoglio é devoto de São Francisco, pertence à Ordem Franciscana, cultua a Caridade. Bergoglio está certíssimo ao deplorar o neoliberalismo, em nosso entendimento. O resto é ranço da extrema direita. Quando Cristo expulsou os vendilhões a chicotadas não se desculpou por sua indignação, fez o que tinha de fazer. Ademais, a exemplo do deputado Bibo Nunes, Francisco tem o direito de expressar suas próprias opiniões.
No mais, salve o Ecumenismo, salve João XXIII! - além de Francisco, por óbvio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu comentário.