quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

ACUSADO DE MORTE DE PEÕES, CATAR TENTA COMPRAR APOIO NO PARLAMENTO EUROPEU


Tom Janssen. (Holanda)

................

Escândalo no Parlamento Europeu: 4 São Presos Por Corrupção Envolvendo Catar

Foi decretada neste domingo (11) a prisão preventiva de quatro pessoas acusadas de corrupção na investigação do escândalo de corrupção no Parlamento Europeu envolvendo o Catar. O Ministério Público Federal Belga não divulgou o nome dos suspeitos, mas, segundo uma fonte judiciária, um dos presos na Bélgica é a vice-presidente grega do Parlamento Europeu, Eva Kaili.

Após uma decisão judicial, os quatro acusados, detidos na sexta-feira (9), vão ficar estão presos preventivamente pela suspeita de “pertencerem a uma organização criminosa, por lavagem de dinheiro e corrupção”, anunciou o ministério público em um comunicado. Duas outras pessoas foram liberadas pelo juiz.

A suspeita é de que tenham sido repassadas “importantes somas de dinheiro e presentes significativos a pessoas com uma posição política ou estratégica dentro do Parlamento Europeu para influenciar as decisões” da instituição.


A eurodeputada grega Eva Kaili não pode se beneficiar de sua imunidade parlamentar na investigação, pois é suspeita de um crime descoberto em flagrante, de acordo com uma fonte judiciária ouvida pela AFP.

Na sexta-feira, a polícia belga encontrou “sacos de dinheiro” com a eurodeputada no momento das buscas em sua casa. Segundo o MPF, foram apreendidos 600 mil euros em espécie (R$ 3,3 milhões) em um dos endereços alvo da investigação.

No sábado, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, comunicou a suspensão do cargo e dos poderes de Eva Kaili (...), incluindo sua representação na região do Oriente Médio. (...). 

(Para continuar, clique Aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.