sábado, 13 de agosto de 2022

BOLSONARO DIZ QUE CARTA PELA DEMOCRACIA, QUE CONTA COM MAIS DE UM MILHÃO DE ASSINATURAS, É MOVIMENTO DE 'POUCOS'

.
"Movimento de poucos artistas que não recebem mais a Lei Rouanet, de alguns sindicalistas que não têm mais o imposto sindical", disse Jair Bolsonaro


No 247:
Jair Bolsonaro (PL) tentou minimizar, nesta sexta-feira (12), a repercussão e o impacto causado pelas manifestações em defesa do Estado de Direito e da Democracia que tomaram conta de todo o país na quinta-feira (12). Segundo ele, a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, que já conta com mais de um milhão de assinaturas, é uma reação à sua popularidade e que o ato - que se espalhou por todo o país - foi promovido por “poucos artistas” e “sindicalistas” que teriam parado de receber recursos públicos durante seu governo.

“Movimento de poucos artistas que não recebem mais a Lei Rouanet, de alguns sindicalistas que não têm mais o imposto sindical. Carta à democracia? Alguém está fazendo algum ato antidemocrático no Brasil? Alguém está desrespeitando a Constituição do Brasil? Alguém está pregando o golpe no Brasil? Isso aí é política”, disse Bolsonaro durante entrevista à CNN Brasil.

 “Tem que atacar o meu governo, onde eu estou errando. O que que eu estou fazendo contrário à democracia por aí? O que estou fazendo? Nada. Estão preocupados com a minha popularidade. Vê se o Lula para num lugar como esse? Quando ele está em hotel nem desce para tomar café no restaurante. Toma no quarto”, emendou o atual ocupante do Palácio do Planalto pouco depois.

Ao contrário do que diz Bolsonaro, o documento em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro contou com a adesão de professores, ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), empresários, representantes do setor financeiro, artistas, juristas, além dos movimentos sociais e da população em geral.  -  (Aqui).

................
- I -  “Movimento de poucos artistas que não recebem mais a Lei Rouanet, de alguns sindicalistas que não têm mais o imposto sindical. Carta à democracia? Alguém está fazendo algum ato antidemocrático no Brasil? (...)."

Tradução: Doeu, doeu profundamente. A tentativa de minimização não prospera. 

(Mas é imperioso ter em mente que não se deve superestimar ou subestimar o movimento que culmina no ato de leitura da carta. Como diz Maringoni - Aqui -, "Sigamos na pedreira com o otimismo da vontade e o pessimismo que nos dá a racionalidade de sempre").

Nota:
PARA ASSINAR A CARTA, CLIQUE AQUI.

....

- IIMas, o que tem potencial para causar terremoto é a ação criminal em que parentes de vítimas da covid-19 acusam o governo de 9 (nove) crimes na pandemia. O STF recebeu a queixa-crime e o ministro Barroso encaminhou-a à consideração da PGR. Irá a PGR de Aras proceder como a de Lindôra?
Todos os furos podem ser (e estão sendo) "sanados", mas esses da pandemia de covid-19 vão dar trabalho: por mais que se queira transferir responsabilidades, por mais que se tente 'apagá-los', os furos persistem: as imagens (vídeos) estão lá, os gracejos estão lá, as matérias jornalísticas estão lá, deixando tudo à vista, como se verá ao longo da propaganda política. A ver.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.