.
Alerta foi feito durante uma reunião telefônica entre os dois líderes
O líder chinês, Xi Jinping, disse ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nessa quinta-feira, que os Estados Unidos devem respeitar o princípio de "uma China" em relação a Taiwan e garantir que suas ações sejam consistentes com suas palavras, relatou a mídia estatal chinesa.
"Aqueles que brincam com fogo podem se queimar", disse o presidente chinês a Biden durante um telefonema. "Espero que o lado dos EUA possa ver isso claramente."
A China se opõe firmemente à independência de Taiwan e à interferência de forças externas, disse Xi. - (Aqui).
................
Muitas são as especulações em torno da questão Taiwan. Postagens como a acima suscitam impressões diversas, umas pertinentes, outras, digamos, insólitas. E eis que lá pelo meio do cipoal de comentários alguém lembra que a dívida pública americana acaba de ultrapassar 30 trilhões de Dólares - sendo a China a maior credora dos EUA - e o leitor Paul Adreides vem com uma observação para lá de interessante:
"O jogo é mais pesado do que se imagina. Taiwan é fornecedora de tecnologia de ponta para centenas de empresas americanas. TSMC é a principal fabricante de circuitos integrados de última geração do mundo e responsável por fornecer bilhões de dólares em produtos para empresas americanas. Dessa forma, os Estados Unidos são completamente dependentes de Taiwan. Um dos pontos principais, apesar de não dito, é a TSMC, que é uma empresa estratégica a nível global.".
Segundo analistas que acompanhamos desde tempos idos, o governo norte-americano, independentemente do partido que ocupe o poder, é orientado no sentido de defender os interesses empresariais americanos, no âmbito interno e, especialmente, externo. Seria, pois, política de Estado, à qual o governo estadunidense se submete. Daí o Pré-Sal. E, à vista de informações preliminares (Aqui), daí a TSMC - Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Limited?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu comentário.