domingo, 14 de novembro de 2021

COP26: ATÉ A ÚLTIMA HORA, LOBBY DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS TENTOU IMPEDIR REAÇÃO

            "Agora gira um pouco pra frente, pra movimentar melhor!"

Paresh Nath. (Índia). 
................

Não foi assim tão blá, blá, blá, como avaliou Greta Thunberg (Aqui), mas, ao que se vê no texto abaixo, passou raspando:

COP26 APROVA ACORDO PELO CLIMA

Os países reunidos na COP26, em Glasgow, chegaram, neste sábado (13), a um acordo para acelerar a luta contra a mudança climática. O texto foi aprovado por quase 200 países-membros da ONU. 

O Pacto para o Clima de Glasgow mantém viva a meta de limitar o aumento da temperatura global a 1,5oC até o fim do século.

Havia profundas divisões sobre questões como combustíveis fósseis e a quantia que o mundo desenvolvido deveria desembolsar ao Sul Global para ajudá-lo a se adaptar à crise climática. O texto convoca os países desenvolvidos a financiar US$ 100 bilhões anualmente até 2025 e pede "transparência". 

As iniciativas previstas no acordo ficaram aquém do desejado pelos Estados mais afetados e ativistas. Eles criticam o fato de esses países não terem chegado já com o "dinheiro na mesa". 

No rascunho publicado neste sábado, a referência que pede o "abandono gradual" do uso do carvão e o fim dos subsídios para os combustíveis fósseis havia sido mantida. No texto final, a frase foi alterada para "redução gradual". 

Além dos trechos sobre os combustíveis fósseis, a COP26 finalizou o livro de regras do Acordo de Paris e seus pontos em aberto, como o artigo 6º, que se refere ao mercado de carbono. (Com informações do Globo).  -  (Aqui).

................

Em Resumo: Atlas Promete Levantar-se Até 2030


Peter Kuper. (EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.