quarta-feira, 16 de março de 2016

JUSTIÇA, PERSPECTIVA POSITIVA: TUDO DE NOVO NO FRONT


Parte da PF: novo ministro seria empecilho à Lava Jato

Do Jornal GGN

Celebrada por associações de Procuradores da República, a escolha do subprocurador-geral da República, Eugênio Aragão, para o Ministério da Justiça não gerou as primeiras reações positivas por parte da Polícia Federal, ainda sem consenso definido de posicionamento.
 
Se, em nota, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e dos Membros do Ministério Público (Conamp) parabenizaram a indicação e ressaltaram apoio "irrestrito" a Aragão, delegados da Polícia Federal não viram com bons olhos.
 
"O PT já procurava um nome para controlar a Lava Jato", defendeu um integrante da PF dentro da força-tarefa, ao comentarista da rede Globo, Gerson Camarotti. Os investigadores da Lava Jato teriam ficado "surpresos" com a decisão da presidente Dilma Rousseff, por "temer" que Aragão possa criar conflitos com a Polícia Federal.
 
É que a larga experiência de Eugênio Aragão no Ministério Público Federal, até então representando o órgão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), traria mais representatividade aos procuradores, uma vez que "tem a determinação, a competência e o equilíbrio como características reconhecidas por todos os seus pares". 
 
Por outro lado, a falta de posicionamento da PF, sem publicar notas oficiais, provocou a reação de integrantes do Sinpef PR. O agente Federal Rodrigues, representante sindical, afirmou ao GGN que as "representações saúdam a escolha do novo Ministro da Justiça pela presidenta Dilma". "Nós policiais federais retomamos assim a esperança de dias melhores não só para a Polícia Federal mas para a Segurança Pública de nosso país que clama por reformas", comunicou.
 
Eugênio Aragão foi quem recebeu as delações premiadas da Operação dentro do TSE. Delegados lembram, ainda, que a carreira do novo ministro da Justiça (o MPF) tem conflito permanente com a Polícia Federal.
 
Nas redes sociais, procuradores criticaram a defesa de delegados da PF que acreditam que um possível nome aliado à presidente Dilma na Justiça poderia brecar os avanços da Operação Lava Jato. "Hoje, a Lava Jato é uma Operação com mais de 30 membros do MP brasileiro. Esqueçam essa história de MJ poder brecar algo", disse em seu Twitter a procuradora da República, Monique Cheker.
 
"[Os procuradores da força-tarefa] são colegas sérios e competentes, que não estão na Lava Jato 'de favor'. A Lava Jato, hoje, é a investigação mais fiscalizada do Brasil", frisou Cheker.
 
FENAPEF
 
A Federação Nacional dos Policiais Federais soltou nota apoiando a indicação feita pela presidente Dilma Rousseff. A nota sai em nome dos 27 sindicatos associados e aposta na vasta experiência do novo ministro para enfrentamento das crises. Além disso, como prova de boa vontade, colocam-se à disposição "para colaborar nas propostas de fortalecimento da Polícia Federal e da segurança pública do país". Leia a nota na íntegra.
 
NOTA

Federação e sindicatos dos Policiais Federais parabenizam o novo Ministro da Justiça Eugênio Aragão
Brasília, 14.03.2016
A Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF) e seus vinte e sete sindicatos filiados vêm a público congratular o subprocurador-geral da República, Eugênio Aragão, anunciado nesta segunda-feira, 14, pela Presidente Dilma Rousseff, como novo ocupante do cargo de Ministro da Justiça.
Tão logo foi anunciado, o nome de Eugênio Aragão foi associado à sua larga experiência profissional e acadêmica, tendo ocupado importantes funções no Ministério Público Federal, o que se traduziu no imediato reconhecimento dos seus pares. Experiência, competência e equilíbrio foram as características mais citadas quando se fala do eminente Ministro.
Com o currículo e a vasta experiência que detém, o Ministro Eugênio certamente irá enfrentar com equilíbrio as muitas responsabilidades da pasta, neste difícil momento do País, e saberá  conduzir democraticamente, com firmeza, eficiência e conhecimento de causa, as suas atribuições constitucionais. (Para continuar, clique AQUI).
................
Tudo de novo no front! Que o virtual ministro Eugênio Aragão tenha êxito em suas iniciativas, imprimindo em todas as ações sua reconhecida e louvada marca: a defesa intransigente dos direitos da cidadania e das garantias alinhadas na Constituição Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.