quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

SOBRE O PREÇO DA GASOLINA


Comentário sobre o preço da gasolina

(...) Ao contrário do que se diz por aí, influência de correntes eletrônicas via e-mail de trolls psicopatas e de interessados no fim do controle do estado brasileiro na Petrobrás, e de sua entrega, o preço da gasolina no Brasil não é caro, é menor que a média mundial (nestes dias cerca de  US$ 0,95 por litro no Brasil contra a média mundial de US$1,18).

Quem quiser se informar e se manter informado sobre o preço da gasolina pelo mundo é só acessar o seguinte endereço eletrônico:

 http://pt.globalpetrolprices.com/gasoline_prices/

Já o preço médio de 2015 pode ser visto no gráfico abaixo, na comparação com alguns países: 

(Observações: O teor de álcool anidro na Gasolina C é de 27%.
Elaboração: Petrobras com dados do Banco Central, ANP, USP/Cepea, ENAP, ANCAP -Administración Nacional de Combustibles, Alcohol y Portland – Uruguai - e PFC Energy. Margens de Distribuição e Revenda obtidas por diferença. Câmbio considerado = 3,3299, média da PTAX diária em 2015).

Além do que a Petrobrás só fica com parte minoritária do valor de venda:
28% -  ICMS - imposto estadual
16% -  distribuição e revenda
13% - custo do etanol anidro
11% - CIDE, PIS/PASEP e COFINS - impostos federais
32% - Petrobrás
Bem que esses consultores e analistas especialistas poderiam, quem sabe, pregar junto as suas bases políticas uma reforma fiscal, vide o elevadíssimo ICMS incidente, nesse e em outros produtos, bem com explicar detalhadamente a absurda, imotivada e brutal transferência de renda do mercado produtivo para o mercado financeiro que está sendo feita pelo BC, ocasionando lucros mais que fabulosos para bancos e especuladores e prejuízos seguidos para a economia real e para a população (...). - (Do leitor Jos, no Jornal GGN, a propósito do post "Especialistas explicam por que o preço da gasolina não cai no Brasil" - aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.