domingo, 8 de março de 2015

NOVOS BAIANOS: BEM MAIS DO QUE QUALQUER DOIS MIL RÉIS


Novos Baianos pela ótica de Galvão

Por Mauro Ferreira

A ampliação da discografia do grupo Novos Baianos - com as reproduções das capas de todos os discos do coletivo baiano (inclusive dos compactos) e com a publicação das letras de todas as músicas gravadas pela banda - é o principal ganho da reedição da primeira e única biografia dos Novos Baianos, escrita pelo baiano Luiz Galvão, um dos principais compositores do lendário grupo, parceiro do baiano Moraes Moreira em clássicos como 'Acabou chorare', 'Preta Pretinha', e 'Tinindo trincando'. 

 Lançada originalmente pela editora 34 com título 'ANOS 70 - NOVOS E BAIANOS' em 1997, ano em que os Novos Baianos estavam reunidos para show registrado no duplo álbum ao vivo 'Infinito circular' (Polygram, 1997), a biografia retorna ao mercado literário pela Lazuli Editora. 'NOVOS BAIANOS - A HISTÓRIA DO GRUPO QUE MUDOU A MPB'  (2014) tem na autoria de Galvão o seu maior mérito e defeito.

Por ter sido testemunha ocular dessa história, o autor tem credibilidade para contá-la em narrativa de tom coloquial, fragmentada em 56 capítulos. Contudo, justamente por ser um dos agentes da história, Galvão foca os Novos Baianos por sua ótica afetiva e comprometida com a exaltação dessa gente bronzeada que mostrou seu valor ao longo dos anos 1970.

De certa forma, 'Novos Baianos - A história do grupo que mudou a MPB' é biografia autorizada do grupo. (Fonte: aqui).

....
Palmas para os Novos Baianos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.