Califórnia.
A solução norte-americana para os problemas de água
Por Motta Araújo
Já há muito tempo as duas maiores cidades do Pais deveriam ter projetos prontos pra trazer água de longe. A cultura brasileira no setor de água é de que sendo o Brasil um Pais rico em água doce, toda cidade tem alguma fonte de água por perto, não cabe na nossa cabeça trazer água de muito longe.
Hoje há uma nova realidade. As mudanças climáticas tornaram o ciclo de chuvas muito mais irregular, os reservatórios perto das cidades já não dão conta do abastecimento, a poluição torna inservível a água de algumas fontes.
Está na hora do Brasil criar uma consciência de trazer água de longe, pois essa será uma das soluções para a escassez de água. Os EUA tem 18.293 de canais artificiais construídos há muito tempo para trazer água de longe. O Estado da Califórnia não tem água, precisa trazer do Colorado ou do Oregon, a água viaja por canais ou por dutos de grande diâmetro; lá é algo tão normal que nem se pensa muito nisso. Los Angeles traz água de 650 quilômetros.
No Brasil, por causa da topografia, canais são mais difíceis do que dutos. Aquedutos resolveriam o problema de São Paulo trazendo água de uma distância média de 200 quilômetros, das represas de Jurumirim e Barra Bonita.
Para se ter uma ideia, o sistema de transporte de água por dutos da Líbia, quase pronto, tem 3.700 quilômetros de extensão. Por que será que o Brasil não tem essa cultura e todo mundo vê o problema da água como de difícil solução?
É um dos problemas mais simples de resolver, só depende de investimento, que não é tão grande. (Fonte: aqui).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu comentário.