quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

DIRETRIZES MIDIÁTICAS PARA O NOVO ANO (PARTE 2)


1. Ao noticiar sobre o PIB (trimestral ou anual) do Brasil, sempre citar os de países como China e Índia, mas sem fazer qualquer alusão às condições políticas, trabalhistas, ambientais e/ou sociais de tais países.

2. Ainda com relação ao item 1, acima: citar o PIB de países como Chile, Peru, Paraguai e EUA, caso ascendentes, é óbvio - mas nunca o de países com alguma semelhança com o Brasil, como o México.

3. Finalmente, no que diz respeito ao PIB, jamais comparar o do Brasil com o de países como Portugal, Grécia, França, Itália - enfim, países integrantes da zona do euro.

4. Relativamente às concessões procedidas pelo governo federal, denominá-las sempre de privatização, somente aludindo ao prazo da concessão se não for possível sonegar tal dado. (Por falar em 'sonegar', convém lembrar: o item final das diretrizes parte 1 determina: "Sonegação fiscal ........ silenciar. Jamais mencionar/exibir o sonegômetro.").

(Nota:  Caso seja informado o prazo da concessão, é terminantemente proibido o uso de adendos como "após o qual o governo federal poderá autorizar a renovação da concessão ou considerá-la encerrada, hipótese em que o patrimônio em jogo retorna plenamente ao domínio público").

5. Ação penal nº 470, ou mensalão: prosseguir como se vem observando. Ratificamos, não obstante, a orientação de que se procure silenciar sobre observações emanadas de juristas como J. J. Canotilho, Dalmo Dallari, Celso Antônio Bandeira de Mello, Ives Gandra e Luiz Flávio Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.