segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

VERGER EM TERESINA


A Petrobras e a Fundação Pierre Verger abrem parceria com a Fundação Cultural do Estado do Piauí – Fundac - para Exposição fotográfica de Pierre Fatumbi Verger. A exposição “Nos Caminhos Afro” terá como sede de visitação pública, em Teresina, o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes. A abertura da exposição será dia 12 de dezembro de 2013, às 19 horas, e fica em cartaz até dia 16 de fevereiro.

Fotógrafo francês, radicado na Bahia, Pierre Verger se apropriou, numa imersão de ciência e investigação antropológica, do universo rico da cultura afro descendente e reuniu, em registros fantásticos, flagrantes da religião, gentes e vida da Bahia de Todos os Santos e do mundo de Áfricas visitadas. Na Mostra, que circula várias capitais do Brasil, através do Programa Petrobrás Cultural, fotografias que enchem os olhos de quem se detém nos clicks captados pelo cientista.

“Nos Caminhos Afro” uma demonstrada ação da câmara eficiente em 170 imagens do antropólogo e etnólogo, detidas no tema Afro-brasileiro, e retiradas de um universo de quase 30 mil fotografias, colhidas pelo artista. Também integram a Exposição dois registros audiovisuais: o vídeo “Olhares Nômades”, que destaca mais de 800 imagens retidas pela câmera de Verger, tendo o Nordeste do Brasil como fundo, e “Mensageiro entre dois mundos”, documentário que leva assinatura de Lula Buarque de Holanda, narrado por Gilberto Gil, abordando as semelhanças entre Brasil e África, segundo Verger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.