Os 50 anos de "Os Pássaros", de Alfred Hitchcock
Por André Setaro
Os pássaros (The birds, 1963), uma das obras mais apocalípticas do mestre Alfred Hitchcock, está fazendo, no ano em curso, meio século desde a sua realização. (...). Filme da fase derradeira do exitoso realizador britânico, que a partir da década de 40 se fixou nos Estados Unidos a convite do produtor David Selznick, The birds, no entanto, ainda é de uma época na qual Hitchcock tinha controle absoluto sobre os filmes que fazia na Universal. Em 1964, com o fracasso de Marnie, confissões de uma ladra (Marnie), talvez a sua obra mais pessoal, "o filme doente de Hitchcock", segundo palavras de François Truffaut, Hitch perdeu a sua unidade de produção dentro da companhia, e, para o filme seguinte, Cortina rasgada (Torn courtain, 1966), viu-se na incômoda situação de receber ordens superiores. Numa delas, o produtor não aceitou a partirura de Bernard Herrmann, seu partiturista preferido, e obrigou o mestre a aceitar uma trilha mais palatável de John Ascott, "menos clássica" do que a de Herrmann, segundo o produtor. E assim a carreira de Hitch, ainda que mantendo suas constantes temáticas e estilísticas, foi se afunilando.Topázio (1968) foi mal recebido pela chamada crítica, mas, revisto hoje, é um filme de atributos inegáveis. Saiu do sufoco com Frenesi (Frenzy, 1972), quando voltou a seu torrão natal, Londres, para realizar uma pequena obra-prima. E seu canto de cisne, quatro anos depois, deu-se com Trama macabra (Family plot, 1976), não à altura de obras pretéritas, mas, como todo Hitchcock, obra não menos importante.
Grace Kelly, tornada princesa de Mônaco, desapareceu, como seria evidente, dos filmes de Hitch. E Kelly veio a conhecer o Príncipe Rainier, quando filmava, em Mônaco, Ladrão de casaca, que tem como seu parceiro o indefectível Cary Grant. A perda de Grace abalou Hitchcock, que amaldiçoou para o resto da vida a sua ideia de ir a Europa filmar os exteriores desse filme. Assim, sempre à procura de louras, colocou Kim Novak em Um corpo que cai (Vertigo), Vera Miles em O homem errado, Eve-Marie Saint em Intriga internacional, Janet Leigh em Psicose. Mas para Os pássaros, ao conhecer Tippi Hedren, pensou em fazê-la a substituta definitiva de Grace Kelly. Hedren sofreu o diabo em mãos do grande mestre e, para piorar a situação, Hitch se apaixonou por ela e lhe fez um convite, que ela, prontamente, recusou. Para se vingar, na cena em que ela é atacada, no final, pelos pássaros em fúria, o cineasta, desobedecendo as ordens do domador de aves, não suspendeu as filmagens, com o "corta", quando ela começa a ser picada pelos 'birds'. Resultado: toda ferida, passou uma semana em leito hospitalar.
O momento em que, atiçado fogo num posto de gasolina, que provoca terrível explosão, por causa de um desavisado homem que atira um fósforo depois de acender um cigarro, e a câmera, subjetiva, toma o lugar de uma ave no céu e o que se descortina no enquadramento é a visão da Terra pelo pássaro,surpreende pela magia. A sequência que mostra Tippi Hedren atravessando, num pequeno barco a motor, para entregar os love birds a Rod Taylor é antológica. Feita como homenagem ao cinema mudo (e a Murnau, segundo Hitch), o itinerário da personagem é percorrido sem nenhum som, apenas, perto do final da sequência, o som de um pássaro que, de repente, a agride na testa. Muitos outros momentos são para ficar em antologias do cinema, a exemplo do restaurante, quando várias pessoas, reunidas por causa do ataque, começam a conversar: o bêbado apocalíptico; a ornitóloga que se mostra indignada com a notícia da invasão das aves, que implica em elogiá-las como pacíficas, mas, paradoxalmente, pede uma galinha assada; a mãe assustada que protege seus filhos etc.
(...)
Em Os pássaros, Tippi Hedren faz uma milionária que se apaixona por solteirão que mora na cidade litorânea de Bodega Bay em San Francisco. Durante um fim de semana, presencia, aterrorizada, ataques de gaivotas, pardais, corvos, até que toda a população entra em pânico como se estivesse diante de um apocalipse. Para a época, os efeitos especiais intrigaram os espectadores, porque os pássaros são verdadeiros e domados, para as filmagens, por um especialista. A inspiração de Hitch veio de um livro de Daphne de Maurier. O compositor preferido do mestre, Bernard Herrmann, compôs uma trilha com o barulho das aves, original e insólita. (...).
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