Manifestante iraniana em 2006: energia nuclear é nosso direito definitivo.
Grupo de países G5+1 chega a acordo com Irã sobre programa nuclear
O grupo de seis países conhecido como G5+1 (França, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Rússia e China) finalizou na madrugada deste domingo (24), após quatro dias de negociações, um acordo com o Irã que envolve a redução do programa nuclear iraniano em troca de alívio nas sanções econômicas à república islâmica, disseram fontes diplomáticas.
O Irã terá um alívio de US$ 4,2 bilhões (R$ 9,57 bilhões) em suas sanções econômicas e terá seis meses para cumprir com sua parte, disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em anúncio na Casa Branca.
Por sua parte, o governo iraniano se comprometeu a parar o processamento de urânio enriquecido a 20% e só poderá fazê-lo abaixo de 5%, o que resulta suficiente para seu uso civil.
Além disso, não vai continuar expandindo as usinas nucleares de Fordo e Natanz, nem a unidade de água pesada de Arak, em construção e onde, uma vez que comece a operar, poderia ser produzido plutônio.
"É um novo caminho para um caminho mais seguro", disse Obama sobre o acordo. (Continua aqui).
................
Falcões os mais diversos mundo afora, notadamente os integrantes do complexo militar-industrial e os ortodoxos de Israel, foram surpreendidos, visto que o encontro final entre os negociadores aconteceu repentina e inesperadamente, após tentativas frustradas e a impressão de que nada mais havia a ser feito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu comentário.