A vitória é nossa
Por José Inácio Werneck (no Direto da Redação -
aqui)
Muita coisa vai aos poucos sendo revelada sobre o funcionamento de cortes secretas nos Estados Unidos, onde juízes que não são conhecidos emitem decisões que também não são conhecidas sobre cidadãos comuns, que ficam sem saber que estão sendo seguidos, filmados, suas conversas telefônicas devassadas.
Tudo isto em nome da assim chamada segurança nacional americana.
É um mundo estranho, um mundo em que somos eternamente vigiados, aparentemente para nosso próprio bem.
Mas quem garante que é este o único objetivo?
Onde acaba a proteção do cidadão e onde começa a violação de seus direitos humanos?
Violação dos direitos humanos por parte de um país, os Estados Unidos, que se intitulam os campeões dos direitos humanos e, como tal, vivem a interferir em outras nações - acusando-as de violar direitos humanos.
As alegações para tais interferências às vezes são até cômicas, como aconteceu em 1983, quando Ronald Reagan invadiu Grenada por causa do que chamou um golpe comunista - um golpe que depusera um presidente que já era comunista.
Agora ficamos sabendo que há um programa chamado XKeyscore pelo qual a NSA - a National Security Agency dos Estados Unidos - tem acesso a tudo o que fazemos na Internet.
Todas as nossas consultas, todas as nossas navegações, todos os sites que acessamos, todos os nossos e-mails, todas as nossas buscas, todos os nossos “online chats”.
A vitória de Snowden, um americano que não quis compactuar com a espionagem de seu governo contra cidadãos americanos e cidadãos de outros países, é uma derrota para o governo americano.
Não uma derrota para o governo de Barack Obama. Uma derrota para todos os governos americanos, pois o que Barack Obama faz, George W. Bush também faria - e fez até pior.
É um sinal de que o poderio do governo americano, imenso depois do fim da Guerra Fria, já não é tão irresistível assim - embora políticos como o senador John McCain esbravejem e ameacem com “consequências sérias” contra a administração de Vladimir Putin.
Portanto, quanto mais tivermos o surgimento de Snowdens e Assanges , e quanto mais for possível que eles encontrem, não importa onde, um local onde se asilarem, maior será a vitória não apenas deles, mas nossa também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu comentário.