terça-feira, 2 de abril de 2013

O ADEUS DE SULICA


Morreu ontem a produtora cultural Luiza Vitória Figueiredo, nossa amiga Sulica. Natural de São Luís-MA, faria 68 anos em maio próximo. Veio para Teresina logo após casar-se (anos setenta), e aqui  iniciou o seu trabalho na Fundação Cultural do Estado.

Sulica foi uma das principais responsáveis pelo ‘Encontro Nacional de Folguedos’, realizado anualmente pela referida Fundação. Sempre ligada à cultura popular, música, dança e teatro, foi convidada para dirigir o  Departamento de Assuntos Culturais.

Na década de 1980, organizou a Feira de Arte Popular, na Praça Saraiva, evento realizado sempre aos domingos e que reunia muitos artistas da Capital.

Para o portal G1, Josy Brito, produtora cultural e diretora da Casa da Cultura, declarou, com muita pertinência, que a morte de Sulica representa uma grande perda para a cultura do estado.

“Toda a minha geração tinha uma história com aquela feirinha da Praça Saraiva. Era um local onde todo mundo se encontrava e foi promovida por ela. Ela também teve uma relação muito estreita com o Salão de Humor. Sem dúvida alguma ela foi uma grande referência para a cultura local”.

Quem participou dos Salões de Humor do Piauí, caso deste escriba, lembra que nos anos 1980/90  o envolvimento pleno da querida Sulica era uma das marcas do Salão.

Sulica sai de cena sob os aplausos de seus amigos e admiradores.

2 comentários:

  1. Grande perda para a cultura piauiense.
    Quase todos os domingos eu e minha querida amiga/comadre Helena e nossos filhos Isabela, Pedro e Nane assinávamos o ponto na feirinha da Praça Saraiva. E ela, Sulica, circulando, conversando e distribuindo sorrisos...
    Beijos.
    Laura Macedo

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário.