domingo, 7 de abril de 2013

DESNUDANDO OS PARAÍSOS


Arquivos secretos expõem impacto mundial de paraísos fiscais


"Um repositório de mais de 2,5 milhões de arquivos expôs os segredos de 120 mil companhias e fundos offshore, revelando as negociatas secretas de políticos, trapaceiros, e de algumas das pessoas mais ricas do planeta.

Os documentos secretos obtidos pelo International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ) revelam os nomes por trás de empresas sigilosas e fundos privados de investimento nas Ilhas Virgens Britânicas, ilhas Cook e outros refúgios offshore.

Entre eles há médicos e dentistas norte-americanos e aldeões gregos de classe média, bem como familiares e asseclas de déspotas que se mantiveram no poder por longos períodos, trapaceiros de Wall Street, bilionários da Europa Oriental e Indonésia, executivos de grandes empresas russas, negociantes internacionais de armas e uma empresa comandada por testas de ferro que a União Europeia identificou como associada ao programa de desenvolvimento nuclear do Irã.

Os arquivos obtidos oferecem fatos e números --transferências de dinheiro, datas de registro, conexões entre empresas e indivíduos-- que ilustram de que maneira o sigilo financeiro offshore se espalhou agressivamente pelo planeta, permitindo que os ricos e bem relacionados escapem a impostos e alimentando a corrupção e as dificuldades econômicas tanto dos países ricos quanto dos pobres. Os documentos detalham os ativos offshore de pessoas e empresas de mais de 170 países e territórios.

O acervo de documentos representa o maior estoque de informações privilegiadas sobre o sistema offshore já obtido por uma organização de mídia. O tamanho total dos arquivos, medido em gigabytes, é mais de 160 vezes superior ao vazamento de documentos do Departamento de Estado norte-americano exposto pelo WikiLeaks em 2010. (...)".

Para ler a matéria completa, clique aqui.

................
2,5 milhões de arquivos, 120 mil companhias e fundos offshore de mais de  170 países e territórios, constituindo acervo 160 vezes superior ao vazamento de documentos dos EUA exposto pelo WikiLeaks em 2010... 

O trabalho de garimpagem está longe do fim, e é lícito indagar: o que virá à tona sobre pessoas físicas e jurídicas brasileiras? Quem será desmascarado? Que surpresas o futuro reserva?

É no mínimo estranho que assunto tão relevante tenha sido ignorado pela grande mídia televisiva (que na prática é a que importa: ela recolhe o que lhe interessa na imprensa escrita, cujo raio de ação é limitado, e aciona o seu trombone). Pelo visto, ou não visto, o assunto, curiosamente (ou sintomaticamente?), não vai ao encontro dos interesses da mídia consagrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.