segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O PAI DA MENINA DA LADEIRA


Meu tio João Só

Por Leandro Fortes

Topei com essa lembrança no Blog do Nassif, acho que ninguém na família sequer atinou: faz 20 anos que morreu João Evangelista de Melo Fortes, meu tio João Só.

Era o irmão mais novo de meu pai, um instrumentista fenomenal que tocava vários instrumentos sem nunca ter estudado um único dia de teoria musical. Tocava tudo, perfeitamente, de ouvido. Aos cinco anos de idade, já se apresentava tocando cavaquinho em emissoras de rádio, em Teresina, no Piauí, onde nasceu. Na década de 1970, fez um enorme sucesso com a canção "Menina da Ladeira", mas a fama e o dinheiro, do jeito rápido que entraram, também foram embora. Morreu como viveu, só, em Salvador, em 1992, vítima de um ataque cardíaco aos 49 anos de idade.

Ouvir essa música, nessa noite, me fez lembrar do seu jeito bonachão, de longas barbas negras, inventando sons magistrais com misturas de coisas inusitadas: percussão de colheres, um pente envolto em papel celofane do qual ele tirava um som exatamente igual ao de um saxofone.

Há alguns anos, sonhei que ele me ensinava a tocar a mais linda canção, na minha opinião, que ele fez: "Tenho que ir". Acordei de madrugada, fui ao piano e, surpreendentemente, a música saiu como se eu sempre a tivesse tocado, a vida toda. (Fonte: aqui).

................
.Menina da Ladeira foi sucesso arrebatador em 1971: primeiro lugar nas paradas das rádios AM de Teresina (acho que FM ainda era ficção, nesse tempo) e no Brasil todo. A música era mesmo de alto nível, e João, pra completar, filho de Teresina!
."Tenho que ir" eu não conhecia. Localizei a letra AQUI
.Já o implacável blog Bitorocara, capitaneado por meu amigo João de Deus Netto, oferece um pacote de informações sobre João Só. Clique no blog.
.No mais, menina que mora na ladeira, e desce a ladeira sem parar, debaixo do pé da laranjeira, se senta pra poder descansar... (letra e vídeo aqui).

5 comentários:

  1. Comentário de João Antonio Buhrer, via email:

    Bela lembrança do João Só, que embalou minha adolêscenia. Em 1971 eu tinha 15 anos, e estava ora ouvindo loucamente Menina na Ladeira no rádio AM ou então lendo Torquato Neto, que na época era nosso punk ou dark. E aos 15 anos se é inteiramente dark.
    Abraço
    joão

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida...também no interior paulista curtimos o João...diante do belo texto do sobrinho, aproveitei para postar a música em meu blog aqui em campo grande - ms (www.manoelafonso.com.br) favor conferir...manoel afonso

    ResponderExcluir
  3. Fui conferir a música em seu blog, Manoel, mas não tive sucesso.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá, encontrei uma fita cassete numa casa antiga que tinha uma música dele e resolvi pesquisar! Por grande coincidência a musica tem o meu nome! Você saberia me falar mais sobre a musica `Flávia` , fiquei super curiosa!

    Abraços,
    Flávia

    ResponderExcluir
  5. Olá, Flávia,

    Lamentavelmente, não disponho de dados sobre 'Flávia'.
    Um amigo, João Antônio Buhrer, pesquisador, pode contar com informações sobre a música. Sugiro que mantenha contato com ele via Facebook (não tenho conta lá).

    Grato pela visita - e um abraço.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário.