segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A VOZ DO BRASIL


Com uma hora de duração, o programa radiofônico A Voz do Brasil está no ar há mais de 70 anos, levando aos cidadãos, das 19h às 20h, de segunda a sexta-feira, notícias sobre os Poderes Executivo,  Judiciário e Legislativo. Todas as empresas de radiodifusão estão obrigadas a retransmiti-lo.

Ocorre que os conglomerados de comunicação não se conformam com tal exigência, invocando até o artigo 220 da Constituição Federal (veda qualquer restrição ao direito à informação, entre outros) para tentar calar definitivamente A Voz do Brasil, ou conseguir sua transmissão em horário alternativo.

E tudo isso mesmo após o Supremo Tribunal Federal haver firmado o entendimento de que a exigência, como está, é constitucional (Adin 561).

Mas a atitude dos inconformados não deve causar espécie: a própria Justiça (Tribunal Federal da 4ª Região) autorizou uma rádio FM a transmitir o programa em horário alternativo - o que exigiu da União a interposição de recurso, o qual acaba de ser acatado pelo STF.

A propósito, li hoje um artigo - "Veja e o pecado capital do PT" (clique aqui para lê-lo) - que alude à Voz do Brasil, oferecendo concisa abordagem sobre o mérito do programa:

"São exatamente estes conglomerados, representantes do capitalismo informativo/desinformativo, que querem golpear a Voz do Brasil, programa que (alcança)  enorme audiência, talvez o único a fornecer informações sem o crivo deformado do mercado para uma grande massa de brasileiros, em todos os grotões deste país, massa que é praticamente proibida da leitura de revistas e jornais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.