terça-feira, 1 de maio de 2012

BANCOS PRIVADOS FALAM GROSSO


Mariano.

................
Bancos estatais, à frente Caixa e BB, baixaram os juros. Bancos privados, a contragosto, reduziram um pouco. No discurso de ontem, Dilma Rousseff bateu forte: os bancos, no Brasil, ostentando lucros escandalosos por anos a fio, não podem continuar praticando juros tão exorbitantes.
A paulada, claro, foi sobre os renitentes bancos privados. Que reagiram: no Jornal da Globo, o porta-voz William Waack deu conta de que "um dirigente de banco privado" (é de bom tom que em situações assim não se nomeie a fonte!) afirmou que os juros elevados são culpa do governo, que oferece taxas altas para rolar sua dívida, blá blá blá.
Os gananciosos estão atônitos: a Febraban não conseguiu benesses da Fazenda em troca da redução dos juros (os espertalhões queriam compensar...) e a concorrência dos bancos estatais está apertando seus calcanhares. Perdidões, nem se dão conta da impertinência de seu argumento: como os juros elevados seriam culpa do governo, se a Selic está sendo gradativamente reduzida?!
Ainda bem que o Brasil não caiu na armadilha do Estado Mínimo, onde o poder financeiro absoluto está nas mãos (ou nos cofres) da banca privada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.