terça-feira, 6 de dezembro de 2011

OLDANÚNCIO


Ilustração e texto: Luiz Sá.

................
Caricaturista, quadrinhista e cartunista brasileiro, Luiz Sá (1907-1979), criador dos popularíssimos personagens "Réco-Réco, Bolão e Azeitona", da revista O Tico Tico, e único caricaturista do país a realizar cartuns para cine-jornais nacionais, foi um dos precursores do desenho animado no Brasil, cartunista sanitário e o criador gráfico, em 1938, do bonequinho das críticas cinematográficas do jornal O Globo, e que até hoje indica a cotação dos filmes. A página acima integra a série(*) sanitarista O Rei da Creação (título por mim atribuído), com que se louvava os benefícios do consumo de leite no Brasil de muitas décadas atrás.

................
O termo 'série' foi grafado em substituição ao original 'folheto' (erroneamente constante em meu arquivo, em que figuram onze desenhos sobre a campanha do leite), graças ao alerta do amigo João Antonio Buhrer.

4 comentários:

  1. Caro amigo
    Como sabes que a imagem faz parte do folheto O Rei da creação? Eu tenho a imagem solta, mas nãos abia que tinha saído originalmente dentro deste folheto.
    ab
    joão antonio

    ResponderExcluir
  2. Caro João Antônio,

    Em meu arquivo há onze quadros do Luiz Sá, cartunista sanitarista, acerca do consumo de leite. No primeiro deles (o que publiquei), ele alude ao Rei da Creação (com "é", mesmo). Não sei como fiz referência ao folheto, pois esse dado não está anotado; fiz inclusive uma devassa no Google em busca de um registro. Renomeei os quadros, substituindo o termo 'folheto' por 'série'. Grato pelo alerta.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Dodô
    Tomara que alguém nesta vasta internet possa nos informar onde saíram originalmente os desenhos desta série. Eu pessoalmente tenho a impressão que foram folhas avulsas, tipo cartaz. Quem sabe?
    abraço
    joão

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo, caro João, tomara que alguém possa esclarecer.
    O bom é que você apontou o furo e a correção foi feita.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário.