segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
O DONO DO PODER
Do blog Diário Gauche:
Quem - de fato - governa os Estados Unidos?
Bob Woodward, o jornalista que denunciou o caso Watergate, na companhia de Carl Bernstein, formula uma resposta a essa pergunta no seu livro mais recente "A Guerra de Obama" ("Obama’s War", edição Simon & Schuster, New York, 2010).
Woodward garante que nem é o poder Executivo, nem o poder Legislativo e menos ainda o Judiciário. Quem governa realmente, diz Woodward, é o complexo industrial-militar, quer dizer, o Pentágono e as grandes empresas produtoras de armamentos e munições, a cujas diretorias sonham entrar não poucos chefes militares quando se reformam. (...)
................
Trecho do discurso de despedida do presidente dos EUA, general Dwight Eisenhower, em 1961:
Nas esferas da governança, devemos proteger-nos contra a aquisição de uma influência indesejada, procurada ou não, por parte do complexo militar-industrial. Existe, e permanecerá, o potencial para um surto desastroso de poder mal concentrado. Não devemos nunca permitir que o peso desta conjugação ameace as nossas liberdades ou o processo democrático.
Portanto, uma década antes do escândalo Watergate, tão familiar a Woodward, um general-presidente já antevia quem viria a ser o verdadeiro dono do big stick.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu comentário.