domingo, 10 de outubro de 2021

CIENTISTAS FARÃO PARALISAÇÃO CONTRA CORTE NA CIÊNCIA

.
A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convocou a categoria para uma paralisação no dia 20 de outubro contra os cortes de 92% nos recursos da Ciência solicitados pelo Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, ao Congresso Nacional


No 247:
O Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, pediu ao Congresso um corte de 92% dos recursos destinados, em 2021, a bolsas e apoio à pesquisa. A ciência ficará com R$ 55 milhões, o que representa 8% do previsto inicialmente. 

"Essa manobra vai contra ao que foi aprovado no Congresso Nacional, pela Lei Complementar 177/2021, o qual prevê que os recursos do FNDCT sejam destinados, para sua devida finalidade, para financiar o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que já está respirando por aparelhos devido às asfixias orçamentárias dos últimos anos", diz a ANPG.

“Nesse cenário, estão sob ameaças além de bolsas, a execução de projetos científicos importantes para o desenvolvimento nacional, como o pagamento de projetos da Chamada Universal, recomposição dos Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, Pós-Doutorado Júnior, Ciência na Escola e Reator Multipropósito brasileiro e a Rede Vírus (uma iniciativa com projetos que combatem viroses emergentes, como a covid-19)”, prossegue a entidade.

A paralisação de cientistas e pós-graduandos está marcada para o dia 20 de outubro e foi batizada de Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência. (...).

(Para continuar, clique Aqui).

................
Anos atrás, o indicador de prosperidade de um país era o consumo de energia: quanto maior o consumo de energia de um ano para o outro, maior o avanço do país. De uns tempos para cá, o indicador-base passou a ser o investimento em pesquisa (Ciência e Tecnologia: quanto se está investindo, quanto isso representa do orçamento global e o incremento efetivamente verificado em relação aos períodos anteriores).
Infelizmente, o cenário visto de qualquer ângulo é lamentável.

Nota: Ao que consta, o corte de 92% em pesquisa visa a 'fazer caixa' para o 'novo' Bolsa-Família... 

Nenhum comentário: